Apreensões de armas de fogo pelo BPRAIO na Região do Cariri bate recorde no ano de 2017

Por Agência News Cariri / Wesley Júnior 

Nos doze meses de 2017, o número de armas de fogo apreendidas pelo BPRAIO (Batalhão de policiamento de rondas e ações intensivas e ostensivas) tendo a frente o Tenente Régis e o Tenente De Sousa de Crato em toda região do Cariri bateu o recorde com cerca de 150 armas retiradas de circulação.

Enquanto que, de janeiro a dezembro de 2016 96 armas de fogo foram apreendidas nas mãos dos criminosos, já no mesmo período de 2017 o número de aumento passou de 50%.

As cidades mais movimentadas com esse tipo de crime é Juazeiro do Norte e Crato-CE. Na última semana do ano de 2017, em menos de cinco dias, oito armas foram apreendidas.

Vale ressaltar a fala do Secretário André Costa no dia da inauguração da base do BPraio em Crato-CE que disse que os policiais devem revidar quando preciso. “O primeiro tiro deve ser do policial, falam que devemos esperar o bandido dar o primeiro tiro, mas nessas situações estudantes, crianças e trabalhadores podem ser atingidos por um tiro efetuado por algum infrator se a polícia não revidar”, afirmou.

Além de todos esses resultados relativos ao porte de arma, mais de 121 (cento e vinte e um) pessoas foram presas, 11 (Onze) mandados de prisão foram executados e 113 (cento e treze veículos) roubados foram recuperados em 2017.

Este trabalho tem sido feito em conjunto com a população, já que o número de denúncias anônimas vem crescendo exponencialmente, em comum com as apreensões.

Em todo o estado do Ceará, o número já passa de mil armas capturadas. No dia da inauguração do BPRAIO em Crato-CE, o Governador Camilo Santana (PT) chegou a assimilar a segurança pública do município com a comarca de Fortaleza-CE, ressaltando o trabalho eficaz dos militares.

Neste novo ano de 2018, o RAIO já começou mostrando resultados no combate ao tráfico, prendendo um indivíduo que estava com 61 papelotes de maconha de pronta-venda na Vila Lobo em Crato-CE.