Crato inicia Atualização Anual do Calendário de Imunização

Foi iniciada na tarde de ontem, 22, a Atualização Anual do Calendário de Imunização no Município do Crato. Nos próximos dias 23, 29 e 31, serão capacitadas e atualizadas todas as 40 equipes compostas por enfermeiros e técnicos de enfermagem das salas de vacina da cidade. Os encontros acontecerão durante as tardes, no Centro de Saúde Teodorico Teles e beneficiarão toda a população.

A capacitação sobre a atualização está sendo ministrada pela Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunização, Danielle de Norões Mota e pela Assessora Técnica da Imunização, Reijane Costa Pires Felipe. “A atualização será responsável pelo melhoramento no atendimento das coberturas vacinais, além de discutir métodos e estratégias para fortalecer esse processo na superação dos próximos desafios”, disse Danielle.

A vacinação é uma medida de prevenção essencial para a saúde da comunidade como um todo. Por meio dela crianças, adultos e idosos podem se prevenir e se proteger de doenças graves.

Assessoria de imprensa

Prefeito participa de audiência pública sobre construção do açude do Barbosa

Os moradores da comunidade de Extrema, sede do distrito de Calabaça, se reuniram em audiência pública, na Escola José Primo de Morais, no último sábado, dia 20, para tratar das consequências para a comunidade com a execução da construção do açude do Barbosa, reservatório que tem a finalidade de abastecer de água a sede do município de Lavras da Mangabeira e com previsão de construção para esse ano de 2018.

Estiveram participando do encontro várias autoridades dos municípios de Várzea Alegre e Granjeiro, prefeitos, vereadores e representantes do povo e de órgãos ligados às questões hídricas, se destacando a presença do prefeito Zé Helder (MDB), do Prefeito de Granjeiro, João do Povo, dos vereadores de Várzea alegre, Kleiton do Bar (MDB) e Michael Martins (PT), e de Granjeiro, José Rodrigues dos Reis (Zuíto) e José Bacelar (Naldo) e de Dr. José Henrique, representando a família Salviano, do assessor Jurídico Francisco Gregório Neto (Dr. Chiquinho), de Raimundo Rubim Bezerra – Chefe do IBAMA, de Dra. Itamaria Soares e da presidente da Associação que direcionou os trabalhos Larissa Línnea.

Segundo Larissa o principal objetivo da reunião era tão somente saber qual o posicionamento das autoridades sobre o referido assunto e também ter mais informações sobre os trâmites do processo para a referida obra.

O prefeito Zé Helder (MDB), se colocou ao lado da comunidade para discutir e defender os interesses da população. Ele ponderou que pelas informações quem tem do Dnocs, ainda está sendo feita a licitação da empresa que fará o projeto executivo e não ainda o da construção e que só com o projeto executivo é que terá um desenho da área que a água irá atingir. “O compromisso do Denocs é que, logo que tiver esse estudo, a gente senta para mostrar a comunidade – esses riscos ou não de alagamentos, e depois desse projeto, naturalmente pronto, dará mais tranquilidade para discutir, sabendo o que é que nós estamos reivindicando e o que é que nós vamos pleitear”, disse.

O prefeito de Granjeiro, João do Povo, disse que a população do seu município está preocupada, mas que ele está acompanhando o projeto, que até o momento ainda está em fase de elaboração. Ele se posicionou para defender os interesses de sua cidade, que segundo comentários, sofrerá com alagamentos.

O assessor jurídico Francisco Gregório Neto (Dr. Chiquinho), é contra a construção do açude por conta, segundo ele, da possibilidade da necessidade de realocação da população de várias comunidades do distrito de Calabaça, como pela inviabilidade técnica do atual projeto. Ele defendeu que no lugar do reservatório fosse construído um sistema, chamado de Barbosa, que se constituiria na construção de um açude no sítio Cristo Reis, com capacidade de 20.000m³ e uma barragem no sítio Barbosa, com igual capacidade da do açude do Cristo Reis, perenizando o Riacho do Meio até Lavras da Mangabeira, atendendo o abastecimento humano e a irrigação.

Assessoria de Comunicação

Ex-soldado do Exército mata a mulher em casa e se suicida no Grande Recife

Um ex-soldado do Exército assassinou a mulher e se matou, na noite de segunda-feira (22), em Olinda, no Grande Recife. De acordo com a polícia militar, Edniz Izídio, de 30 anos, atirou em Débora Marcelino Izídio, de 25 anos, e cometeu suicídio. Ele não teria se conformado com o pedido de separação.
O assassinato seguido de suicídio e ocorreu por volta das 21h, na Rua Agave, em Jardim Fragoso, em um quarto da residência do casal. Edniz deu um tiro na cabeça de Debora e depois efetuou um disparo na própria têmpora. O casal deixou dois filhos menores, de 4 e 7 anos.

O caso foi registrado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A delegada Gleide Angelo esteve no local do crime.

Outros casos

No dia 16 de janeiro deste ano, um sargento reformado da Polícia Militar de Pernambuco assassinou a mulher e se matou, em Itamaracá, no Grande Recife. De acordo com a corporação, Josenildo de Barros Silva usou um revólver para matar Viviane Maria de Santa, de 38 anos, e para cometer suicídio.
O caso ocorreu na residência do casal. Segundo uma nota enviada pela PM, policiais militares do 17º Batalhão isolaram a área e aguardaram a chegada dos investigadores da Polícia Civil.

A PM vai apurar como o sargento reformado conseguiu a arma, que é da corporação. Como não estava na ativa, ele não tinha autorização para portar armamentos.
O motivo do crime está sendo investigado pela Delegacia de Itamaracá. Vizinhos informaram que o PM e a mulher tinham se mudado para a cidade há menos de um mês.
Poucos dias antes desse crime, no sábado (13), um policial militar de 36 anos assassinou a esposa, de 25 anos, no município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar (PM), o soldado, lotado no Grupamento Tático de Apoio Itinerante (Gati), se suicidou após ter cometido o assassinato.

Fonte: Notícias ao Minuto

Irmão de Cristiana Oliveira morre na Bahia: ‘Vai com Deus mano’, diz atriz em post na rede social

A atriz Cristiana Oliveira anunciou, na segunda-feira (23), por meio das redes sociais, a morte do irmão Victor Perdigão de Oliveira. A atriz não deu detalhes das causas da morte do irmão, mas disse que ele faleceu em Salvador.
Ainda conforme revelou Cristiana, o irmão dela morava há 20 anos em Lençóis, uma das principais cidades do roteiro turístico da Chapada Diamantina. A atriz não detalhou também se o irmão estava internado em algum hospital da capital baiana quando morreu.

Na postagem que fez no Instagram, Cristiana enfatizou a importância que o irmão teve na vida dela e disse: “Vai com Deus mano, fique em paz”, escreveu. Confira abaixo o comunicado feito pela atriz:
“Comunico a família e aos amigos que meu irmão Victor Perdigão de Oliveira acabou de falecer em Salvador, Bahia (terra que tanto ele gostava, viveu quase 20 anos na Chapada Diamantina, Lençóis). Serei sempre grata ao que fez por mim na adolescência, a maneira que me educou, seus ensinamentos…A vida nos afastou por escolhas, mas vc sempre permaneceu no meu coração, no meu amor. Vc viveu como quis, fez o que te deu vontade, enxergou o mundo a sua maneira, e teve a vida que escolheu. Vai com Deus mano, fique em PAZ”.

Fonte: G1