Mercado espera PIB maior em 2017 e 2018, diz Banco Central

Publicidade

Especialistas e economistas do mercado financeiro melhoram projeções para o crescimento da economia brasileira

Com um cenário econômico mais positivo, analistas das instituições financeiras passaram a projetar um crescimento mais forte da economia brasileira para este e para o próximo ano. Agora, a expectativa dos especialistas é de que o Produto Interno Bruto (PIB) avance 0,91% em 2017, ante estimativa anterior de 0,89%.

Para 2018, as projeções apontam para um crescimento de 2,62% da economia brasileira. Anteriormente, essa estimativa estava em 2,60%. Os números fazem parte do Boletim Focus, documento semanal elaborado pelo Banco Central com estimativas de cerca de 100 analistas, e divulgado nesta segunda-feira (11).

A revisão ocorre logo após a divulgação dos números da economia no terceiro trimestre do ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia no País avançou 1,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, o que confirmou a saída da recessão.

Esse avanço foi possível diante das medidas adotadas pelo governo para tornar o Brasil mais eficiente, menos burocrático e com mais riqueza. Especialistas e economistas têm respondido de forma positiva nos últimos meses à retomada da economia e às reformas estruturais implementadas durante o período.

Inflação

Os analistas consultados pelo Banco Central também projetaram uma inflação muito menor que a sentida nos últimos anos, que já chegou a marcar dois dígitos. Neste ano, a expectativa é de que ela fique em 2,88% e marque 4,02%.

Fonte: Notícias ao Minuto

Publicidade

Leia também