Banco Central vê inflação ainda mais distante da meta em 2017

Ueslei Marcelino / Reuters

Publicidade

Estimativa do IPCA foi revisada em 2017 para 2,8%, ante 2,9% divulgado na previsão anterior

O Banco Central reduziu mais sua projeção de inflação para 2017, aumentando a distância da meta oficial, segundo Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira (21).

O BC revisou sua estimativa do IPCA em 2017 para 2,8%, ante 2,9% divulgado na previsão anterior. A meta de inflação para este ano é de 4,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Caso a projeção se confirme, o presidente da instituição, Ilan Goldfajn, terá que enviar uma carta ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, justificando o descumprimento da meta.

Em comunicado divulgado na semana passada, o BC já sinalizou que deve citar a queda dos preços dos alimentos, resultado da supersafra do primeiro semestre, como uma das razões para o desvio da meta.

A alta de preços registrada em novembro foi de 0,28%, sendo que os alimentos tiveram queda de 0,38%.Para 2018, a estimativa de inflação foi mantida em 4,2%. A meta para o ano que vem também é de 4,5%.

O BC também revisou sua expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,7% para 1% neste ano, e de 2,2% para 2,6% em 2018. Com informações da Folhapress.

Fonte: Notícias ao Minuto

Publicidade

Leia também