O sabél Zuaa é um nome que vem ganhando projeção na cena cultural do país e promete ser ouvido ainda muitas vezes nos próximos anos. Após emendar dois longas-metragens lançados neste ano – ‘Joaquim’, de Marcelo Gomes, e ‘As Boas Maneiras’, de Marco Dutra e Juliana Rojas – a atriz portuguesa quer trabalhar em projetos que envolvam o Brasil, seu país natal e a África – terra dos pais da artista.
“Eu tive um chamado para vir ao Brasil”, conta a artista, natural de Lisboa. Com formação em teatro e dança, Zuaa veio ao país pela primeira em 2007, por meio de um intercâmbio cultural na área de artes performativas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). “Vim pela possibilidade de ter mais colegas negros. Mas, ao chegar, tive um impacto e fiquei a conhecer outras realidades”, relembra.
Desde essa primeira temporada em terras cariocas, a atriz participou de diversas produções nacionais. No cinema, uma das mais recentes é a atuação como protagonista de ‘As Boas Maneiras’, longa-metragem de terror que venceu o prêmio de Melhor Filme do Festival do Rio neste ano. Na trama, Zuaa interpreta Clara, uma enfermeira da periferia de São Paulo que é contratada para cuidar o filho de Ana (Marjorie Estiano), moradora de um bairro de alto padrão na cidade. “O filme aborda questões da solidão da mulher negra, da segregação e discriminação que as relações entre pessoas de origens diferentes podem ter”, diz. “No entanto, ele traz um tipo de terror do cotidiano, algo que pode de fato acontecer e que assusta mais do que a ficção”, afirma.
Fonte: Notícias ao Minuto