Black Friday, o maior evento de descontos do ano, acontece na próxima sexta-feira (24). Como o número de reclamações caiu nas duas últimas edições do evento – com queda de 63% em 2015 e de 34% em 2016, em relação a 2014 – parece que o consumidor brasileiro está mais atento no momento da compra das mercadorias.
O site Reclame Aqui fez uma lista de lojas que sofreram o maior número de queixas no último ano. Confira:
2016
Kabum (588 reclamações)
Americanas – loja virtual (249 reclamações)
Submarino (149 reclamações)
Netshoes (117 reclamações)
Magazine Luiza – loja virtual (100 reclamações)
Extra – loja virtual (89 reclamações)
Walmart – loja virtual (83 reclamações)
Fast Shop (62 reclamações)
Ponto Frio – loja virtual (58 reclamações)
Casas Bahia – loja virtual (56 reclamações)
O G1 procurou as lojas envolvidas para ouvir seus posicionamentos. As Casas Bahia, Pontofrio e Extra dizem que operam constantemente na melhoria dos seus sites para aprimorar a experiência de compras dos clientes.
A Netshoes afirmou que está investindo em tecnologia, inovação e processos. A empresa também disse que está reduzindo cada vez mais a proporção de ocorrências em relação ao volume de pedido.
As empresas Americanas, Submarino e Shoptime não se pronunciaram sobre o assunto.
Noticias ao Minuto