Vereadora Cratense denuncia cortes de R$ 78 Bilhões na Assistência Social

Publicidade

Por Agência News Cariri

A Vereadora Ticiana Cândido, do PSDB Cratense, demonstrou preocupação com a Proposta Orçamentária que chega a Câmara Federal e prevê um corte de 78 Bilhões, na Assistência Social, inclusive com corte já anunciado de 11% para o Programa Bolsa Família.

Ao jornalista Ronuery Rodrigues, do Site News Cariri, a parlamentar comentou que se a proposta for aprovada, impactará diretamente na economia de muitos municípios brasileiros, inclusive o Crato – “ Isso nos deixa muito preocupados. Com essa redução do orçamento, vai impactar diretamente no nosso município e nos municípios brasileiros que é onde a Assistência Social Acontece”, lamentou Ticiana.

De acordo com a parlamentar, há uma mobilização em todo país por parte de assistentes sociais e gestores públicos em repúdio aos cortes previstos na proposta orçamentária da assistência social 2018, defendida pelo governo Temer. O Conselho Nacional de Assistência Social já emitiu nota de repúdio.

A parlamentar que também é Assistente Social, classifica a proposta como irracional – “ É uma proposta totalmente irracional que nos deixa perplexos. A gente vive hoje um contexto de muitas incertezas, e diante deste contexto, existe o acirramento das questões sociais […] A política de Assistência Social precisa dá respostas para população, e com essa redução no orçamento federal, nós teremos, com certeza, fechamento de equipamentos”, alertou.

 

A Peessedebista alerta que equipamentos como os 6 CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), 1 CREAS (Centro Especializado de Assistência Social), 1 CENTRO POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), 1 Casa de Acolhimento, além do Programa Bolsa Família, existentes no município serão afetados.

Militante do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a parlamentar informou ainda, que vai solicitar aos demais vereadores do legislativo Cratense para subscreverem uma nota elaborada por ela em que repudia essa proposta de cortes. Em seguida a nota deverá ser encaminhada aos deputados. O assunto será tema do pronunciamento da vereadora durante sessão ordinária dessa segunda-feira,9.

Publicidade

Leia também