‘Liberdade assistida’: monólogo conta história de presidiárias negras

Histórias reais de mulheres negras que passaram por presídios de todo o país são agora levadas aos palcos dos teatros. À frente da empreitada artística e social está a atriz Marta Carvalho, que estrela o monólogo “Liberdade assistida”, em cartaz desde a quarta-feira (25) até o próximo domingo (29) no Espaço Cena, em Brasília.

O espetáculo, com roteiro de Ana Flávia Magalhães e direção de Edson Beserra, tem lotado o espaço do Distrito Federal, com entradas acessíveis, a partir de R$ 10.

O universo feminino nos presídios vem sendo tema de obras de diversas vertentes artísticas, como os recentes lançamentos literários “Prisioneiras”, escrito por Drauzio Varella, e “Mães do Cárcere”, lançado pela jornalista Natália Martino e pelo fotógrafo Leo Drumond no ano passado. O interesse de Marta Carvalho, porém, está em representar especificamente as mulheres negras.

Escrito por Ana Flávia Magalhães, o roteiro é fruto de livros, poesias e pesquisas acadêmicas que ajudaram a historiadora a retratar a vida dessas mulheres. Para tal, estrutura o monólogo na história de cinco personagens, envoltas em temas como machismo, violência, corpo, afeto e resistência. Cada uma delas representa, na verdade, a uma mistura de inúmeros depoimentos, colhidos por Magalhães e pela atriz, ambas negras, desde 2010.

“Liberdade assistida” é uma realização da Fundação Palmares e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves. O espetáculo consquistou o 4º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras (categoria “Artes Cênicas”) em julho passado.

SERVIÇO

“Liberdade assistida”

DATA: até 29 de outubro, às 21h (quarta a sábado) e 20h (domingo)

LOCAL: Espaço Cena – 205 Norte, Bl. C

INGRESSO: R$ 10 (meia-entrada)

Fonte: Notícias ao Minuto