Solução por um fio: cirurgia com cateter é esperança para AVC

Por anos, a única forma de resolver o acidente vascular cerebral isquêmico era infundir medicações para dissolver o trombo que bloqueava a passagem do sangue. O problema é que tais remédios só funcionam em até 4,5 horas após o início dos sintomas — e muitas vítimas só chegam ao hospital depois desse prazo.

Mas agora há uma saída para situações em que o tempo foi estourado. É a trombectomia mecânica, um tipo de cirurgia em que um cateter é inserido numa artéria da virilha e guiado até a região do cérebro afetada. A empresa Johnson & Johnson desenvolveu o Revive SE, o primeiro dispositivo específico para essa operação.

“Com exames de imagem, definimos quais casos se beneficiarão da técnica e, assim, elevamos a taxa de sucesso”, diz o neurorradiologista Eduardo Wajnberg, do Hospital Américas, no Rio de Janeiro.

Tempo é cérebro!

Sabia que, a cada minuto após o derrame, 2 milhões de neurônios morrem? Ficar atento aos sinais e procurar o serviço de emergência ajuda a evitar as repercussões do AVC. “Os sintomas são perda de força de um lado do corpo, alteração da fala, sensação de desequilíbrio, entortamento da boca e dor de cabeça intensa”, enumera a neurologista Renata Simm, do Hospital Santa Paula, na capital paulista. Nessas situações, vá a um hospital ou ligue para o 192.

  • No hospital, a tomografia deve ser feita em até 20 minutos
  • O médico precisa interpretar o resultado do exame em 25 minutos
  • Se o problema for detectado, o tratamento começa em 45 minutos

Fonte: Editora Abril

Maiara e Maraisa mantém agenda de shows após acidente de avião

Adupla sertaneja Maiara e Maraisa anunciu que irá manter a agenda de shows inalterada, mesmo depois do susto sofrido no último domingo (15), quando o jatinho que levava as duas para São Borja, no Rio Grande do Sul, furou o pneu e saiu da pista no Aeroporto de Maringá, no norte do Paraná.

Na ocasião, ninguém se feriu, mas a equipe e as cantoras precisaram trocar de aeronave para seguir viagem.

No Instagram, a dupla já postou fotos dos shows e agradeceu a presença do público.

Fonte: Noticias ao Minuto

WhatsApp passa a avisar quando contato mudou de número

WhatsApp recebeu uma atualização que avisa aos usuários quando determinado contato mudou de número. O recurso está disponível desde o último sábado (14) na versão beta 2.17.375, exclusiva para usuários de Android.

De acordo com o site ‘Techtudo’, a ferramenta pode ser ativada nas configurações de conta do aplicativo. Para isso, selecionar a opção “conta” e tocar em “mudar o número”. Assim, o usuário poderá migrar suas conversas para o novo aparelho, sem perder as conversas.

Após o número novo ser inserido, é necessário tocar em “avançar” e selecionar “notificar meus usuários” para fazer uso da novidade.

O aplicativo permite que os usuários selecionem para quem desejam dar o aviso: todos os contatos salvos na agenda, apenas contatos que mantenham conversas ou apenas pessoas selecionadas. Vale ressaltar que grupos são notificados em qualquer uma das opções.

Fonte: Noticias ao minuto