LOGO-NEWS-CARIRI

Segredo de ‘arranha-céus’ de gelo misteriosos em Plutão é desvendado

© Reuters

Publicidade

Aqui pode conferir a explicação da origem e natureza dessas formações peculiares e descobrir como foram criadas.

As gigantes “lâminas de gelo” na superfície de Plutão eram um dos mistérios que não deixavam os cientistas tranquilos. No entanto, as imagens e os dados obtidos pela sonda espacial New Horizons permitiram aos investigadores da NASA desvendar esse mistério.

Essas “lâminas”, que cobrem uma área pequena do território de Plutão, são quase completamente formados por gelo de metano e localizam-se nas zonas mais altas do planeta anão, informa o artigo publicado no jornal Icarus.

Mas a pergunta sem resposta era sua origem e modo de formação. Ao estudar os dados disponíveis, os cientistas chegaram à conclusão que elas se formaram devido às mudanças climáticas e à sua história geológica, revela a NASA.

Esse fenômeno foi detalhadamente explicado pelo líder da equipe da New Horizons, Jeffrey Moore, do Centro de Investigações Amens da NASA. Segundo ele, a formação teve sua origem na congelação de metano que se encontra na superfície de Plutão.

No entanto, havia mais um enigma: por que essas formações têm essa forma tão peculiar de “arranha-céus”?

Ele destacou que esses processos ocorreram rapidamente, portanto o gelo se converteu diretamente em gás frio evitando a fase “líquida”, o que resultou em criação dessas “lâminas”.

O descobrimento permitiu também revelar que a superfície e a atmosfera de Plutão eram mais dinâmicas do que pensavam antes os investigadores. Com informações do Sputnik News.

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas