Secretário de Saúde de Crato presente na implantação do Conselho Local de Saúde, em Dom Quintino

Por Agência News Cariri

O Secretário de Saúde e Vice-prefeito de Crato, André Barreto (PDT), esteve presente na manhã desta segunda-feira,18, no distrito Dom Quintino, em importante reunião que discute a implantação do Conselho Local de Saúde. O encontro aconteceu na Unidade Básica de Saúde José Wellington de Sousa e reuniu profissionais da área, representantes de entidades, bem como usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Secretário destacou que os Conselhos Locais de Saúde são instrumentos de empoderamento que a comunidade passa a ter como um ambiente de apresentação de críticas, reivindicações, mas também um ambiente de busca de soluções. André Barreto destacou que a participação da comunidade é fundamental – “ É importante que a comunidade participe junto com os colaboradores da secretaria de saúde, com os gestores, no sentido de buscar soluções e atender o objetivo de todos que é de uma melhor atenção à saúde da população”, lembrou.

André Barreto aproveitou a oportunidade para prestar conta das ações desenvolvidas pela sua pasta nesses primeiros oito meses de administração. – “ Aqui hoje eu tive a oportunidade de falar para os representantes da comunidade e todas as licitações que aconteceram no âmbito da secretaria. [….] Hoje nós temos os produtos fornecidos regularmente, bem como as unidades básicas de saúde tem passado por manutenção constantemente”, pontuou. Por fim, o secretário afirmou que sai da reunião satisfeito e acredita que se colherá bons frutos não só em Dom Quintino, mas em todas as comunidades.

CONSELHOS LOCAIS DE SAÚDE

De acordo com a preceptora dos Conselhos Locais de Saúde, Silvanete Saraiva, essa é uma forma de controle social onde a participação da população na saúde do município é fundamental. Os Conselhos Locais de Saúde surgiram através do Programa PETI GraduaSUS, parceria existente das Universidades Federal e Regional do Cariri (UFCA e URCA), com a Secretaria Municipal de Saúde de Crato. De acordo Silvanete, 9 Conselhos Locais de Saúde serão criado no município envolvendo as comunidades que mostrarão as demandas locais, assim o serviço de saúde deverá estabelecer estratégias no sentido de solucionar as deficiências.

Os Conselhos Locais de Saúde só serão reconhecidos efetivamente após a Conferência Municipal de Saúde prevista para acontece em 2018, aja vista que o Conselho Municipal de Saúde ainda irá incluir no seu regimento interno, os Conselhos Locais. Saraiva informou que no mês de novembro os conselheiros da comunidade deverão participar de Fórum de discussão sobre os Conselhos Locais de Saúde, a ideia é que esses conselheiros possam adquir mais conhecimentos sobre a temática.