Visitas de inspeção nas instalações diplomáticas da Rússia nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (4), foram consideradas como atos de “vandalismo governamental” pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov. Segundo ele, o país reagirá às ações norte-americanas.
Representantes das forças especiais e dos órgãos de segurança dos EUA entraram em sede da Representação Comercial Russa em Washington e Nova York. E ainda realizam buscas no Consulado Geral da Rússia em São Francisco.
“As ações nocivas de busca nas instalações do Consulado Geral em São Francisco, da Representação Comercial em Washington e de Nova York foram vergonhosas. A parte norte-americana está tentando passar por bondosa em um jogo ruim de manipulação de palavras, e não pelo conteúdo político, afirmando que não passam de inspeções. Mas isso não corresponde à verdade, pois são buscas”, frisou o vice-ministro russo a jornalistas.
O vive-ministro frisou ainda que nunca tinham enfrentado antes uma busca “tão longa e tão provocadora das normas fundamentais do direito internacional. Eu sou a favor de qualificar os acontecimentos recentes como vandalismo governamental”, acrescentou. “É preciso chegar a um entendimento, por isso não vamos nos apressar para dar uma resposta. Em geral, é complicado encontrar reação devida quando se trata de vândalos. Mas encontraremos a reação cabível”, declarou o vice-ministro.
Influência na Coreia
Ryabkov destacou que os EUA podem afetar de forma positiva a resolução da crise norte-coreana. “Todos os participantes das discussões deste problema conseguem influenciar a Coreia do Norte. Em minha opinião, é possível influenciar a Coreia do Norte através de propostas realistas de diálogo. Onde muito depende dos nossos parceiros norte-americanos, que, infelizmente, até agora seguem falando no idioma das sanções, algumas vezes, no de ameaças, ao invés de tentarem resolver a situação através de ferramentas diplomáticas”, disse a jornalistas. Com informações da Sputnik News Brasil.