Eunício participa da assinatura da ordem de serviço para construção da barragem Lago de Fronteiras

Publicidade

O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho assinam nesta sexta-feira, 22, ordem de serviço para construção da barragem Lago de Fronteiras, no Município de Crateús. A cerimônia acontece às 10 horas capitaneada pelo Departamento Nacional de Orbas contra as Secas (Dnocs), por meio do Ministério da Integração Nacional.

Idealizado há quase três décadas, como meio para garantir segurança hídrica à região do sertão de Crateús, o Lago de Fronteiras avançou para se tornar realidade em julho passado, quando Eunício assumiu interinamente a Presidência da República. Além de decretar a desapropriação das terras que receberão as águas, ele determinou prioridade ao Dnocs para a realização da obra, além de garantir os recursos no orçamento da União.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, serão empregados ao todo cerca de R$ 294,4 milhões em recursos federais para a construção do Lago de Fronteiras, que terá a capacidade para acumular 488 milhões de m³ de água. O volume será utilizado para abastecimento humano da sede do município de Crateús e comunidades adjacentes da região, irrigação de terras, aquicultura, lazer e controle de cheias do Rio Poty. A expectativa é de que aproximadamente 200 mil pessoas sejam diretamente beneficiadas.

“Foi preciso que assumisse a Presidência da República um cearense sofrido, nascido em uma pequena cidade do interior e que compreende as dificuldades da luta do povo nordestino, para que esse sonho de 28 anos venha a se concretizar. É assim que procuro honrar as oportunidades que Deus e o povo do Ceará me deram, de representar meu estado no Senado e de presidir o Poder Legislativo, que é um dos pilares da nossa democracia”, declarou Eunício.

Além das desapropriações, nesta etapa serão realizados serviços de terraplanagem, limpeza da área e construção das fundações da barragem. Após concluído, o Lago de Fronteiras servirá de base para atender a aproximadamente 5 mil hectares de produção agrícola dos perímetros irrigados Platô Poty I e II, Realejo, Graça, Ampliação e Novo Oriente.

Serviço:
Assinatura da Ordem de Serviço da barragem Lago de Fronteiras
Dia 22 de setembro, às 10h
IFCE Crateús, à Av. Geraldo Marques Barbosa, 567, Venâncio.

Publicidade

Leia também