Por Agência News Cariri
A Câmara de Crato se reuniu na manhã desta segunda-feira,25, para mais uma sessão ordinária. Entre as pautas discutidas, está a revisão tributária proposta pelo executivo municipal. O Secretário de finanças, Carlos Eduardo Marino esteve na sede do legislativo municipal apresentando uma possível reforma no código tributário da cidade que pode ser de até 30%.
Após a explanação do titular da pasta de finanças, vereadores questionaram os argumentos apresentados por Marino. As críticas partiram de um vereador de oposição ao governo Zé Ailton (PP). Jales Veloso do PSB, que se colocou contrário a revisão de impostos na atual conjuntura em que vive o município. O parlamentar exigiu da administração municipal uma garantia de que os tributos arrecadados pela municipalidade possam ser aplicados de maneira efetiva nas áreas de saúde, educação, segurança e iluminação.
“ Eu queria saber qual é a garantia que o município vai dá, diante do secretário de finanças a respeito desse aumento, se a gente vai ter uma qualidade de vida melhor. Se a gente vai ser saúde, segurança, educação. Porque a gente não tem iluminação pública[…]Para falar a verdade a gente não tá tendo nada”, argumentou o vereador, que já declarou seu voto contrário ao aumento.
Jales destacou ainda, que nem a gestão passada e sobretudo, os nove meses da administração Zé Ailton não se investiu em iluminação pública, por exemplo. O parlamentar apontou as falhas no atendimento dos PSF´s, atrasos nos pagamentos dos transportes e também dos artistas que prestaram serviços a prefeitura. “Eu não sei porque essa casa se cala com tanta coisa que se tá escutando”, indagou. As críticas de Jales ao governo Zé Ailton terminaram irritando o primo do prefeito, Vereador Fernando Brasil (PP), que partiu para o embate com o colega edil. Fernando afirmou que Jales votou a favor do aumento na conta de água ainda no ano passado. Já rebateu a afirmação de Brasil. “ O vereador novamente continua mal informado quando diz que Jales Veloso votou o aumento de água eu peço que ele recapitule os meus 13 anos nessa casa” disse.
Jales criticou Fernando afirmando que ele durante quatro anos votou aumentos na casa legislativa. “ Eu ainda não falei nada de gestão, eu ainda não fui investigar o nepotismo que tem dentro dessa prefeitura. Eu estou apenas votando como tem que ser, infelizmente o vereador se incomoda e vá se preocupar com ele porque minha postura é essa”, afirmou Jales.
Fernando argumentou que a garantia é a confiança dos vereadores e dos Cratenses. Fernando que integrou a base do ex-prefeito Ronaldo disse que a cidade vem há mais de vinte anos abandonada. O Vereador bateu boca com um cidadão que acompanhava a sessão que indagou sobre a postura do parlamentar no governo Ronaldo.