Senado discutirá alternativa para financiamento das campanhas políticas de 2018

Publicidade

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), já falou que não aceita votar o fundo eleitoral, que está sendo analisado na Câmara

A Câmara dos Deputados estuda a criação de um fundo com dinheiro público para os candidatos e partidos gastarem nas eleições do ano que vem. Mas os senadores discutem outra solução. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), já falou que não aceita votar o fundo eleitoral, que está sendo analisado na Câmara.

Segundo Eunício, este não é o momento para financiar campanhas que possam impactar o orçamento. “Se tem que criar um fundo, porque não buscarmos esse fundo no dinheiro já existente gasto com a política? Tiramos de programas eleitorais fora de hora, fundações de partidos, que podem dar sua contribuição, parlamentares que têm indicação de emendas para municípios. É a política cortando na própria carne daqueles que fazem a política”, disse Oliveira.

Sintonia

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) apresentou uma alternativa e o plenário do Senado vai analisar com urgência. Na proposta, Caiado defende usar o dinheiro que o governo já gasta com a propaganda partidária no rádio e na TV fora do período eleitoral. “É uma campanha que será bem módica. É um valor que o governo hoje gasta em torno de R$1,5 bilhão, acrescido daquilo que nós colocamos no projeto das multas que os partidos são obrigados a pagar ao Tribunal Superior Eleitoral – isso também seria revestido para esse fundo. Assim, nós não tocaríamos, hora alguma, no dinheiro do orçamento”.

cearanews7

Publicidade

Leia também