Recurso federal garante inauguração da Barragem Germinal e adutora em Palmácia

Publicidade

A região do Maciço de Baturité passa a contar com um reforço para enfrentar as consequências da seca que também assolam aquelas localidades. Serão inauguradas, nesta sexta-feira (11), a Barragem Germinal e uma adutora definitiva que vão garantir o abastecimento de toda a área urbana da cidade de Palmácia como também atenderá seis localidades rurais da cidade vizinha, Pacoti, beneficiando mais de 13 mil pessoas.

A obra contou com recursos federais na ordem de mais de R$ 14 milhões, resultante da articulação do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), junto ao ministério da Integração, sendo executada em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

“A obra vai garantir a segurança hídrica de toda aquela região, reforçando as ações de convivência com a seca no nosso Ceará. Dessa forma, as famílias continuarão investindo nas suas produções, incentivando a manutenção e ampliação da atividade econômica nas cidades”, disse o presidente do Senado.

A Barragem Germinal, em Palmácia, represa o Rio Pacoti e tem capacidade de armazenamento de aproximadamente 2,1 milhões de metros cúbicos de água. O equipamento já está atendendo a população da sede do município e das localidades da zona rural de Gado dos Rodrigues, Volta do Rio, Santa Maria, Gado dos Ferros, Boqueirão e Rochedo.

Além do abastecimento, a obra já desponta também como mais uma das atrações turísticas da região devido a sua beleza.

A inauguração contará com a presença do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Publicidade

Leia também