Projeto “A Dramaturgia do Debate”, de Salvador (BA), faz curta temporada em Juazeiro do Norte

Publicidade

 

O projeto, que vem diretamente de Salvador (BA), traz a Juazeiro do Norte oficina e espetáculo que tem no elenco Aldri Anunciação (vencedor do prêmio Jabuti de Literatura) e a direção de Lázaro Ramos.

 

Entre os dias 08 e 12 de agosto, Juazeiro do Norte receberá o projeto “A Dramaturgia do Debate”. Com idealização da empresa Melanina Acentuada Produções Artísticas e a produção da Giro Planejamento Cultural, o projeto conta com patrocínio do Banco do Nordeste através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

O projeto é composto por uma oficina de dramaturgia gratuita, voltada sobretudo para estudantes (a partir de 15 anos) da rede pública de ensino. Todas as ações acontecerão no Centro Cultural Banco do Norte Cariri.

A oficina que será ministrada por Aldri Anunciação entre os dias 08 e 10 de agosto, das 14h às 18h, fará com que os seus participantes entrem em contato com o processo de construção de um texto teatral. Seu conteúdo é baseado na pesquisa intitulada “A Dramaturgia do Espetáculo-Debate”, realizada no curso de mestrado PPGAC-UFBA pelo próprio ministrante. A oficina tem carga horária de 12h.

Aldri Anunciação é autor do texto e também compõe o elenco de “Namíbia, não”, juntamente com o ator Fernando Santana. Com direção de Lázaro Ramos, o espetáculo tem em seu argumento a seguinte situação hipotética: o ano é 2016 e o governo brasileiro decreta que todos os cidadãos de melanina acentuada sejam deportados para um país da África, como medida de reparação social. Com humor e inteligência, o espetáculo provoca uma discussão sobre as relações humanas no Brasil, a partir do confinamento de dois primos (André e Antônio) em um apartamento, onde tentam se proteger da ambiciosa Medida Provisória.

 

O espetáculo será apresentado no Teatro do Centro Cultural Banco do Norte nos dias 11, às 19h30 e 12 de agosto, às 16h30 e 19h30. Tanto a apresentação do dia 11, como a primeira do dia 12 serão sucedidas de debate com o público presente. A inscrição para a oficina e a entrada para o espetáculo são gratuitas.

 

Namíbia, não! conquistou Prêmio Jabuti de Literatura

 

O texto do espetáculo Namíbia, não! deu origem ao livro de mesmo nome que foi contemplado com o prêmio Jabuti de Literatura, na categoria ficção juvenil, no ano de 2013. Antes de ser transformado em livro literário, Namíbia, não! foi premiado diversas vezes.

Recebeu o Prêmio R7 de Melhor Texto de Teatro de 2012 – São Paulo, através de votação popular, que mobilizou mais de 100 mil votantes. Ainda foi contemplada com o Prêmio Braskem de Teatro 2011 – Salvador e o Prêmio Fapex – 2010, ambos na categoria Melhor Texto.

 

Aldri Anunciação

Aldri Anunciação é um ator/dramaturgo, com formação em Teoria do Teatro pela Unirio. Trabalhou no espetáculo do diretor mineiro Gabriel Vilela, O Sonho (August Strindberg). Escreveu cinco (05) textos de teatro, dentre os quais “Namíbia, não!” (Prêmio Jabuti de Literatura – 2013) e os textos inéditos, “Memórias de Uma Travessia Interrompida”, “O Sistema Único” e “Embarque Imediato”. Também é ator de cinema e televisão.

 

Lázaro Ramos – Diretor do Espetáculo

 

Namíbia, não! também marca a estreia de Lázaro Ramos como diretor teatral adulto. Com o espetáculo já realizou temporadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Portugal, sempre com grande acolhida do público e da crítica especializada.
Nascido em Salvador/Bahia, no ano de 1978, Lázaro Ramos tem como formação cursos de teatro, dança e canto, além de ter integrado o Bando de Teatro Olodum. Além de um vasto currículo como ator de cinema teatro e televisão.

 

Serviço:
Projeto “A Dramaturgia do Debate”

Oficina de dramaturgia, com Aldri Anunciação.
Dias 08, 09 e 10 de agosto de 2017, das 14h às 18h
Carga horária: 12h.
Inscrições gratuitas!

 

Apresentação Namíbia, não!
Dia 11 de agosto, 19h30 (apresentação será seguida de debate de 30 minutos com o público presente);
Dia 12 de agosto, 16h30 e 19h30 (a primeira apresentação será seguida de debate de 30 minutos com o público presente).
Entrada franca!

 

Mais informações:
Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
Rua São Pedro, 337. Centro, Juazeiro do Norte. Fone: (88) 3511.4582

 

Assessoria de Imprensa no Cariri do Projeto “A Dramaturgia do Debate”

Publicidade

Leia também