Polícia Militar Ambiental intensifica fiscalização e realiza prisões e apreensões de material de caça ilegal em Mombaça-CE

Por Marlon Torres / Agência newscariri

O grupamento da Policia Militar Ambiental composto pelo ST Yrtonny, Sgt’s Feitosa e Souza e Sd Clédson realizaram quatro ações contra o crime ambiental na Zona Rural do Município.

No início da manhã, no Sítio Salão, Distrito de Boa Vista, Zona Rural de Mombaça-CE, a equipe em patrulhamento ouviu estampidos de arma de fogo vindos da direção de um açude da localidade, e ao ligar o sinal sonoro, os caçadores fugiram em direção à mata, o que impossibilitou a ação dos militares em capturá-los, entretanto,após varredura, foram encontradas um Espingarda Cal 32, marca BERETTA, uma Espingarda Cal 36, marca ROSSI, oito cartuchos de calibres 32 e 36, marca CBC, intactos.

Ainda na manhã, por volta das 08h30, no Sítio Labirinto, Distrito de Carnaúba, a patrulha ambiental em ato de fiscalização, na residência de Luis Humberto Teixeira Vieira Filho, conhecido como Beto Vieira, Vereador atuante no município pelo PMDB, avistou dois Galos da Campina (pássaros da fauna silvestre Brasileira) no alpendre da casa.

O vereador não se encontrava no momento da ação, mas Raimunda Orenilda do Nascimento, 38, que estava responsável pelo imóvel, afirmou que não tinha autorização do IBAMA para a criação em cativeiro.

Após autorização para entrar na residência, os militares encontraram uma Espingarda Cal 36 marca CBC e quatro cartuchos de calibres 36.

Os materiais apreendidos foram conduzidos, visto que o proprietário não se encontrava para a sua condução até a Delegacia.

Já por volta das 11h30, no Sitio Condado, Distrito de Boa Vista, após fiscalização ambiental foi encontrado em posse de Maciel Moreira Mota, 29 anos, agricultor, dois tatus-peba (fauna silvestre brasileira), e ainda após autorização para entrada na residência do mesmo, uma Espingarda Cal 20, marca ROSSI, duas Espingardas Cal 32, marca ROSSI, duas balaclavas, 61 Cartuchos de calibres 20, 32 e 36, marca CBC, intactos e deflagrados, acessórios para recarga de cartuchos e apetrechos para caça.

Maciel não possuía os registros das armas de fogo nem autorização do IBAMA para a criação dos animais em cativeiro.

Todos os materiais juntamente com o preso foram conduzidos para a  Delegacia Municipal de Polícia Civil de Mombaça,  onde o Delegado de Polícia Civil, Hélder Beserra, determinou a lavratura do processo e arbitrou a fiança no valor de R$ 4.000,00, a qual foi paga pelo conduzido e posto em liberdade provisória.

Já no início da tarde, no Sítio Extrema, também Distrito de Boa Vista, após fiscalização ambiental, mediante denúncia, foi efetuada a prisão de Francisco Nonato da Silva, 41 anos, agricultor.

Na residência do acusado, a equipe da Polícia Militar Ambiental localizou uma espingarda Cal 20, marca ROSSI com registro vencido, uma balaclava, 20 Cartuchos de calibres 20 e 36, marca CBC, intactos e deflagrados, um Redutor de calibre 20 para 36, um calibrador de cartucho 20, acessórios para recarga de cartuchos e apetrechos para caça.

Todos os materiais juntamente com o preso foram conduzidos à Delegacia Municipal de Polícia Civil de Mombaça, onde o Delegado de Polícia Civil, Hélder Beserra, determinou a lavratura do processo e arbitrou a fiança no valor de R$ 1.200,00, a qual foi paga pelo