Plano Municipal de Saúde começa a ser elaborado em Juazeiro do Norte

Publicidade

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro do Norte deu início a elaboração do Plano Municipal de Saúde nesta sexta-feira, 04, no auditório do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest. O Plano deverá nortear as ações da saúde no período de 2018 a 2021, tendo como prioridade as reivindicações da população.

Serão realizadas três oficinas com representantes dos distritos de saúde do Município. Neste primeiro dia, foram os distritos 1 e 3, no dia 8 serão 2 e 4, e, no dia 9, serão o 5, 6 e 7. No dia 15 acontecerá a culminância das oficinas, onde os pontos discutidos em cada uma delas serão organizados em um projeto único, que deverá ser apresentado e avaliado pelo Conselho Municipal de Saúde, para só então ser aprovado.

Durante as oficinas, os participantes irão apresentar as maiores e mais urgentes demandas relacionadas à saúde, observando o que a comunidade mais deseja, e o que pode ser oferecido a curto, médio e longo prazo. Ao final de cada ano, será feita uma avaliação sobre o que havia sido planejado e o que foi executado.

Segundo a titular da pasta, Nizete Tavares, o Plano não é um documento fechado, que deve ser seguido à regra. “Ele é um instrumento que orienta à gestão para o desenvolvimento das ações durante os quatro anos. A gente tem que ter um direcionamento”, afirmou Nizete.

A Secretária ainda orientou os participantes sobre o que eles devem estar mais atentos durante a elaboração do Plano. “No SUS, a gente tem que ter sempre um pensamento macro, no que vai conseguir para o maior número de pessoas. É preciso pensar no coletivo”, declarou.

Fotos: Samuel Macedo

assessoria de imprensa

Publicidade

Leia também