Cidade do Crato está entre os 10 municípios cearenses a serem contemplados com salas de cinema

Publicidade

 

O cinema e o teatro estão retomando o papel cultural de relevância nas cidades do interior do Brasil. Nesse contexto o projeto de construção de duas salas de cinema na cidade de Crato é componente do programa do Governo do Estado, o Ceará Filmes – Programa Estadual de Desenvolvimento do Audiovisual e da Arte e Cultura Digital. É parte do Programa CINEMA PERTO DE VOCÊ, da ANCINE – Agência Nacional de Cinema, instituído pela Lei Nº 12.599/2012, focado em levar cinema e serviços culturais para mais perto de todos os brasileiros através do projeto CINEMA DA CIDADE. O Projeto conta, ainda, com parceria do Ministério da Cultura (MinC), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Fazenda.

De acordo com o Secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, a ideia é a construção de um espaço com duas salas/auditório que tanto venha a apresentar peças teatrais, quanto produções cinematográficas, shows, apresentações artísticas locais, festivais, etc. A adesão do Município do Crato deu-se pela necessidade e expectativa da volta de uma sala de exibição de cinema, que não existe na cidade há anos. “O projeto permite a instalação de salas de exibição, bomboniere espaços comerciais e de prestação de serviços”. Destaca

A concepção da construção de salas de cinema, tem pensamento voltado ao lazer popular, focado sobretudo na inclusão. Trazer o cinema até o povo é a proposta, pois as salas de hoje estão relegadas aos shoppings. Assim, além de trazer de volta aos cratenses as salas de cinema, o projeto espera atender a um público de pelo menos 1500 pessoas semanalmente.

Foram escolhidas dez cidades no Ceará para receberem o projeto. O Crato foi contemplado e dessa forma coube ao município a apresentação do local para construção do prédio que abrigará a ideação.

As Exigências para escolha do local vieram expressas no projeto. Área central da cidade, prédio próprio da prefeitura, próximo a serviços essenciais. Depois de realizada uma pesquisa interna, foi escolhido o prédio do Mercado Municipal, à Rua Almirante Alexandrino por ser um local de fácil acesso, área central da cidade, próximo a terminais de ônibus, hotéis, praças, centro da cidade, hospitais, restaurantes, centro cultural. Foi observada a necessidade de requalificação urbana do local que hoje sofre com sérios problemas sociais, e o aproveitamento da parte de gastronomia do mercado. A parte do prédio que será ocupada pelo cinema está praticamente sem uso. A maioria dos boxes, cerca de 90% deles, antes ocupados pelo mercado da carne, e alguns boxes de venda de comidas, estão servindo apenas de depósito de mercadorias de pessoas não necessariamente permissionários. Segundo o Coordenador de Projetos Estruturantes da Prefeitura do Crato, José Muniz, o prefeito Zé Ailton Brasil solicitou ao Governo do Estado uma nova programação da área onde serão construídas as salas de cinema. No local onde serão construídas as salas, a área é dividida em duas partes, uma antiga e outra que é ocupada por permissionários com bancas de lanches. A preocupação do Governo cratense era como realocar os permissionários localizados na parte antiga, dando oportunidade para que os mesmos encontrassem um novo local para trabalhar. Com as mudanças no projeto, a área ocupada pelos permissionários que têm bancas de lanches não sofrerá interferência.

A Prefeitura do Crato tem o compromisso de zelar pela cidade, bem como pelos seus munícipes, esclarecendo, acordando e se respaldando com ações assistências e sobretudo éticas

assessoria de imprensa

Publicidade

Leia também