Por Agência News Cariri
A Câmara municipal do Barro, presidida pela vereadora Maria Pereira de Lira Silva tem realizado tem trabalhado ativamente para construir um município melhor e a presidente reforça o compromisso de uma gestão séria e comprometida com o povo. Ela faz um balaço positivo das ações realizadas pela Casa no primeiro semestre.
Além da presidente, os demais 10 vereadores que compõem a Casa atualmente, a vereadora Carleide de Almeida Gonçalves, Eurandir de Sousa Sinézio, Francisco das Chagas Tavares, Francisco Iranildo dos Santos, Francisco Manoel Sobrinho, Joanes Vieira, João Martins, José de Arimatéa, José Itamar, José Wilson e Wilton Leite Diniz têm atuado na defesa de projetos e serviços para o município, acompanhando as ações e cobrando respostas da administração.
No primeiro período legislativo de 2017 foram discutidos e votados importantes projetos como o convênio que regula o uso do Terminal Rodoviário Raimundo Inácio de Sousa pelas Empresas Concessionárias de Transporte Intermunicipal Interestadual de Passageiros. Projeto este encaminhado à Casa Legislativa no período em que a presidente da Câmara esteve à frente da Prefeitura por ocasião de licença do prefeito.
Também foi aprovado pela Casa, o pagamento de anuidades a Organizações Sociais sem fins lucrativos que realizem atividades em favor de políticas públicas no município.
Os vereadores aprovaram ainda, no último dia 20 de junho, a autorização para abertura de crédito adicional especial ao orçamento municipal, até o valor de R$ 70 mil destinado a várias despesas.
Aprovaram também a renovação do Convênio entre a Prefeitura e o Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, que recebe pacientes do município para tratamento. E autorizou a realização de convênio com o Hospital Geral de Brejo Santo (Instituto Madre Tereza de Apoio a vida). Que representa mais um benefício às ações de saúde do município.
Muitos requerimentos cobraram realização de serviços, construções e melhorias para os cidadãos do Barro.
O vereador Eurandir solicitou a construção de uma unidade de saúde no Sítio Riacho Seco, pediu a construção de dois Centros de Educação Infantil no Distrito de Cuncas e no Bairro Trajano Nogueira. Assim como a construção de calçamento na Rua Santa Luzia, entre outros.
O vereador Francisco Manoel Sobrinho requereu o teste de vazão do poço profundo no Sítio Furna.
O vereador Francisco Iranildo solicitou o complemento de calçamento da Rua Padre Cícero, e a construção de uma Praça no Bairro Jardim Raimundo Inácio.
O vereador Francisco Manoel Sobrinho requereu a construção de uma Praça no Distrito de Monte Alegre e a reforma das passagens molhadas dos Sítios Batedor e Lisboa.
Já o vereador Francisco das Chagas Tavares pediu que a prefeitura fizesse a pavimentação asfáltica e de paralelepípedo nas ruas que dão acesso à EEEP Professor José Osmar Plácido da Silva.
O vereador José Itamar solicitou a construção do calçamento da Rua Padre Ibiapina, no Distrito de Iara.
O vereador José Itamar Mendes requereu o peixamento dos açudes do município.
O Edil Joanes Vieira pediu que fosse complementado o calçamento de várias ruas, bem como fosse feito calçamento nas ruas Irmãos Ribeiro e Padre Adauto.