Apreensão de material de caça ilegal e prisões por crime ambiental em Mombaça.

Por Marlon Torres  / Agência newscariri

O grupamento da Polícia Militar Ambiental, integrada pelo ST Yrtonny , SGT’S Feitosa e Souza e SD Clédson, em patrulhamento na Zona Rural de Mombaça-CE, realizaram várias apreensões e prisões por crime ambiental.

Por volta das 08h desta segunda (08), no Sítio Campos, zona rural de Mombaça-CE, em fiscalização rotineira, foram avistados no alpendre de uma residência 03 Galos da Campina, (pássaros da fauna silvestre brasileira). A responsável pelo imóvel, Maria Ednisia, afirmou que não tinha autorização do IBAMA para a criação e que os pássaros pertenciam ao seu cunhado, Fernando Alves de Oliveira.

Após permissão para vistoria no interior da casa, a equipe encontrou 01 Espingarda Cal 36 marca CBC, 08 cartuchos de calibres 36.

Já por volta das 09h, no Sítio São Miguel, zona rural de Mombaça-CE, o patrulhamento avistou 02 Galos da Campina (pássaros da fauna silvestre brasileira) no alpendre de uma outra residência.

As aves pertenciam a Valderez Rodrigues de Lima, 54 anos, que estava ausente.

Após vistoria no imóvel, a equipe encontrou 01 Espingarda Cal 32 marca ROSSI, 08 cartuchos de calibres 32, 01 calibrador e acessórios para recarga de cartuchos (pólvora, espoleta e chumbo).

Por volta das 11h30, no Sitio Caldeirões, Zona Rrural de Mombaça-CE , após fiscalização, foi  preso José Alessandro Ferreira Cavalcante, 31 anos, residente à Rua Antônio Benevides, 388, bairro Centro, em Mombaça-CE.

Na residência do tio do conduzido, Sr Joaquim do Ó, foi avistada na sala, 01pássaro da fauna silvestre brasileira (Asa Branca) e depois de autorizada a entrada da equipe da Polícia Militar Ambiental, foram localizados 01 Rifle Cal 44, modelo 1892, marca Winchester, 15 cartuchos de calibres 28, 40 e 44W marca CBC, entre intactos e deflagrados e acessórios para recarga de cartuchos (pólvora, espoleta e chumbo) apetrechos para caça.

O conduzido foi preso no comércio de seu pai, Restaurante Agostinho, por não possuir o registro das armas e das munições nem autorização do IBAMA para a criação de pássaro em cativeiro

Alessandro foi conduzido à Delegacia Municipal de Polícia Civil de Mombaça, onde o Delegado de Polícia Civil, Hélder Beserra , arbitrou a fiança no valor de R$ 1.000,00 , a qual foi paga pelo conduzido e posto em liberdade provisória.

 

Por volta das 12h, no Sitio Caldeirões, zona rural de Mombaça-CE , após fiscalização ambiental foi  preso José Figueiredo da Silva, 52anos, agricultor.

Na residência do acusado, foram encontrados no alpendre 10 pássaros da fauna silvestre brasileira ( 08 bigodeiros, 01 abre-fecha e 01 golinha), e após autorizada a entrada da equipe  na residência, foram encontradas  01 Espingarda Cal 20, marca CBC, 01 Espingarda Cal 28, marca CBC,01 Espingarda Cal 32, marca ROSSI, 55 cartuchos de calibres 20, 28 e 32 , marca CBC, entre intactos e deflagrados e acessórios para recarga de cartuchos (pólvora, espoleta e chumbo) apetrechos para caça.

José, que não possuía os registros das armas de fogo nem autorização do IBAMA para a criação de pássaro em cativeiro, foi conduzidos à Delegacia Municipal  de Polícia Civil de Mombaça,  onde o Delegado de Polícia Civil, Hélder Beserra,  arbitrou a fiança no valor de R$ 2.000,00 , a qual foi paga pelo conduzido e posto em liberdade provisória.

Todo o material apreendido foi também conduzido à Delegacia de Polícia Civil da cidade para tomada dos procedimentos cabíveis.