Ações no Recife marcam o Dia Nacional de Controle do Fumo

Ações vão alertar para os males do cigarro e incentivar as pessoas e deixar o vício (Foto: CDC/ Debora Cartagena)

Publicidade

Nesta terça-feira (29), é celebrado o Dia Nacional de Controle do Fumo. Para marcar essa data, a Secretaria de Saúde do Recife promove ações para alertar para os males do cigarro e para incentivar as pessoas a largar o vício.
As ações ocorrerão em Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Estão previstas rodas de conversa, práticas terapêuticas e lúdicas, para usuários e familiares do serviços e dos grupos de tabagismo da Atenção Básica.
Às 9h, haverá ações no Caps AD René Ribeiro, em Afogados, na Zona Oeste do Recife. O técnicos realizarão atividades também no Mercado Público do Cordeiro, na mesma região, na área de atuação do Caps Eulâmpio Cordeiro. À noite, a Academia da Cidade do Alto Santa Terezinha, na Zona Norte, ao lado do Compaz, também vai ser palco de iniciativas contra o tabagismo.
O Dia Nacional de Controle ao Fumo foi criado pela Lei nº 7.488 de 11 de junho de 1986. A norma determinou a realização de comemorações no dia 29 de agosto em todo o território nacional.
Estatísticas
De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, o número de fumanetes vem sendo reduzido. Em 1989, 34,8% dos brasileiros eram fumantes. Atualmente, a capital pernambucana tem 10,7% da população usuária de cigarros. O índice é menor do que a média nacional, de 11,3%.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) inclui o tabagismo na lista de epidemias globais. São cerca de 6 milhões de mortes anuais, das quais mais de 600 mil por exposição involuntária à fumaça do tabaco, denominada tabagismo passivo.
Essa epidemia, de acordo com a OMS, pode matar mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030, caso nada seja feito. A OMS considera que mais de 80% dessas mortes evitáveis estarão entre pessoas que vivem em países de baixa e média renda.

fonte: G1

Publicidade

Leia também