Juazeiro do Norte terá Centro de Arte Popular do Cariri

Foto: Helio filho

Publicidade

A Prefeitura Municipal irá reformar Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier e irá criar o Centro, para o fortalecimento dos grupos de tradição

O Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, localizado no bairro Pirajá, passará a ser Centro de Arte Popular do Cariri. O equipamento será reformado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Infraestrutura, e adequado ao novo projeto de fortalecimento dos grupos de tradição, através da Coordenação de Arte e Cultura do Município.

A Secretária de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, Gizele Menezes, esteve visitando o local, último dia 28, para avaliação técnica do espaço, juntamente com a Diretora do Núcleo, Maria Gomide. O projeto já se encontra em andamento e, com a reforma.

Atualmente o Marcus Jussier conta com um anfiteatro, salas de aulas e espaços de exposições. Gizele já informou que a reforma será ampla e irá modernizar a fachada principal, com a utilização de elementos que simbolizam a cultura local, haverá também a criação de um calçadão com praça de convívio na frente do prédio, onde hoje é o atual estacionamento.

A Secretária falou sobre a criação de estacionamento em terreno anexo ao prédio, e a implantação de um café aberto ao público, bem, como a criação de alojamentos para os artistas que vierem de fora para realizarem apresentações. Será implantado ainda paisagismo nas laterais do prédio.

O objetivo da reforma é constituir na cidade o Centro de Arte Popular do Cariri, um espaço que servirá também como museu, expondo as histórias dos grupos de tradição. A meta é transformar o local em uma escola livre para transmissão de saberes populares, reunindo todos os que fazem a cultura no Município, tornando Juazeiro do Norte e o Cariri um território de referência à cultura popular no Brasil.

A diretora Maria Gomide disse que está muito feliz e ansiosa com o projeto. “A reforma desse prédio está sendo aguardada com grande expectativa. Eu garanto em nome de todos os grupos de tradição que uma grande festa de inauguração será feita, e a partir de então Juazeiro do Norte terá uma linda casa para receber seus mestres e brincantes, que são os tesouros vivos da cultura de nosso Estado”, assegurou.

Assessoria de imprensa

Publicidade

Leia também