Dados do Ministério das Relações Exteriores, divulgados nesta sexta-feira (7), mostram que há cerca de 20 mil micro e pequenos empreendimentos formais de brasileiros no exterior. Os Estados Unidos concentram a maior parte, 9 mil deles. Em seguida está o Japão, com 1,5 mil, e a França, com 1,3 mil.
O chamado “mercado da saudade” é o segmento mais tradicional, especializado em comercializar produtos nacionais para as comunidades brasileiras no exterior. Além de alimentos, vestuário e outros bens de consumo, os empreendimentos englobam também serviços como salões de beleza, academias de musculação, de dança e de capoeira. Com informações do Portal Brasil.
“Esses segmentos estão indo muito bem e têm conquistado também a clientela estrangeira. Temos japoneses em aula de samba, temos americanos em aula de zumba, capoeiristas estrangeiros”, afirma a diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, ministra Luiza Lopes.
Por causa da expansão desse mercado, o Itamaraty terá ações para fomentar e apoiar os micro e pequenos empreendedores no exterior. Como parte dessas medidas, foram lançados 16 guias, de 13 países, comorientações de como empreender no exterior.
Empreender no exterior
“Ao fazer o mapeamento, nós nos demos conta de que grande parte dos empreendedores brasileiros tem muita dificuldade em conseguir as informações sobre a legislação pertinente”, observou Luiza Lopes.
Os guias do Itamaraty trazem informações sobre os impostos que devem ser pagos, aborda regras trabalhistas e os benefícios aos quais os empreendedores têm direito em cada localidade.
As publicações lançadas nesta sexta-feira abrangem informações sobre Alemanha, Bélgica, Chile, Holanda, Luxemburgo, Irlanda, Itália, Japão, Reino Unido, Suíça e Suriname, além de guias específicos para as regiões da Nova Inglaterra e da Flórida, nos Estados Unidos; e do Quebec, no Canadá.
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