Área central do Recife ganha 77 novas áreas de estacionamento Zona Azul

Zona Azul é implantada no centro do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Publicidade

A área central do Recife vai ganhar novas áreas de estacionamento rotativo Zona Azul. A partir de sexta-feira (21), a Autarquia de Trânsito e Transportes (CTTU) implantará 77 vagas, em um processo que terá duas etapas distintas. A capital pernambucana tem mais de três mil espaços já regulamentados.
A ação terá início na Praça da República, no bairro de Santo Antônio, na frente do teatro de Santa Isabel. Também serão abertos espaços para parada de carros na Rua Madre de Deus, no Bairro do Recife. Em agosto, será a vez da Rua da União, no bairro da Boa Vista, ser beneficiada com a implantação do projeto.
Em frente ao Teatro Santa Isabel, haverá 20 novas vagas rotativas. Uma delas será reservada a pessoas com deficiência. A outra ficará para idosos. A Rua Madre de Deus, no trecho entre a Avenida Rio Branco e a Rua Vigário Tenório, no lado esquerdo da via, terá a regulamentação da mesma quantidade de espaços de estacionamento.
Na Rua da União, no trecho entre as ruas Princesa Isabel e Riachuelo, serão 37 vagas. Uma é destinada a pessoas com deficiência. Uma ficará para idosos e outra para carga e descarga. Elas estão nos dois lados da via.
Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a ação tem uma importante contribuição na melhoria da mobilidade em áreas movimentadas da cidade. Segundo ela, as vagas de Zona Azul são importantes para melhorar o compartilhamento do espaço público. Ela destaca que os locais contemplados possuem uma intensa movimentação de comércio e serviços, o que aumenta a demanda por estacionamentos.
Sinalização
Para orientar os motoristas, a CTTU vai implantar 50 placas de sinalização vertical. Os condutores deverão estar atentos à sinalização.
A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas é grave (R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, o veículo fica passível de ser removido para o depósito. A fiscalização será realizada pelas equipes que já atuam na área central da cidade, compostas por 40 agentes de trânsito.
A Zona Azul funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h ao meio-dia, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais.

fonte: G1-Pe

Publicidade

Leia também