LOGO-NEWS-CARIRI

CE: Missão Velha e Horizonte lideram geração de empregos

Foto: António Vicelmo

Publicidade

Na contramão da média do Ceará, que já perdeu quase 15 mil vagas de trabalho com carteira assinada neste ano, alguns municípios continuam gerando empregos no Estado e vêm sentindo menos os efeitos da retração econômica nacional. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho, Missão Velha é a cidade cearense que mais gerou empregos em 2017 até agora. De janeiro a maio, o município, localizado na região do Cariri, acumula saldo positivo de 731 vagas, tendo registrado 911 admissões e 180 demissões. O crescimento é de 45,38% no ano.

Na segunda colocação, com saldo de 575 vagas criadas em 2017, aparece Horizonte, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Lá, foram 2.016 trabalhadores contratados e 1.441 demitidos. E o mercado de trabalho registra avanço de quase 4%.

A cidade de Barbalha, também localizada no Cariri cearense, figura na terceira posição, com saldo de positivo de 325 empregos neste ano e incremento de 3,52% ante dezembro passado. Nos primeiros cinco meses de 2017, foram 1.221 empregos gerados e 896 perdidos.

Incentivos

Para o analista de Mercado de Trabalho do Sistema Nacional de Empregos/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT), Mardônio Costa, a reação do mercado de trabalho em determinados municípios do Estado está ligada às particularidades das atividades que estão sendo incentivadas nesses locais atualmente.

“Estamos observando uma melhora, mas ainda de forma gradual. Muitas vezes, esses municípios contratam mais do que demitem em razão da movimentação econômica em alguns setores, como a construção civil. Qualquer saldo positivo de emprego é benéfico neste momento de dificuldade no Brasil, em que o desemprego no Ceará está em 14,3%, o maior em seis anos, afetando 561 mil trabalhadores”, afirma.

Região Metropolitana

Além de Horizonte, o mercado de trabalho em mais dois municípios da Região Metropolitana de Fortaleza vem registrando resultados positivos em 2017, ainda que de forma mais tímida. Em Caucaia, o saldo está 137 postos de trabalho, sendo 4.899 admissões e 4.762 demissões. Até agora, o avanço no total de empregos gerados é de 0,45%.

Diario do Nordeste

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas