Camilo cita desafios na economia e no combate à seca no Seminário Prefeitos Ceará 2017

Publicidade

A crise econômica que o País atravessa e a escassez hídrica no Ceará  foram destacadas pelo governador Camilo Santana, ao abrir, na segunda-feira (5), o Seminário Prefeitos Ceará 2017. O tema central desta quinta edição do evento é “Gestão Eficiente”, que balizou a palestra do chefe do executivo estadual, chamando a atenção para que há saídas na própria política, por meio do diálogo e na receptividade de cada gestor em tomar ações que impliquem na melhoria da qualidade de vida para as pessoas.

O seminário, que acontece até terça-feira (6), é  uma promoção do Diário do Nordeste e da Prática Eventos, tendo como parceiros a Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece) e Instituto Future, no Centro de Eventos do Ceará, reunindo cerca de 600 participantes, entre prefeitos, secretários municipais e técnicos. Afora o governador, o evento contou na abertura com as presenças do diretor institucional do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz e do presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves.

Ao falar para os presentes, Camilo Santana chamou a atenção que são diversos os desafios que os novos gestores se defrontam para atingir a meta de uma administração eficiente. Ele lembrou da gravidade da crise econômica, que repercute na política e afeta os estados, os municípios e a  vida das pessoas de modo geral. Contudo, ele conclamou os gestores para que cada vez mais busquem saídas políticas para a solução dos principais entraves da economia. Segundo o governador, é preciso que haja um intercâmbio entre as cidades com experiências exitosas, além de se dialogar mais com as comunidades para que juntos se busquem saídas.

“O desafio que nos tem sido imposto é algo que não aconteceu apenas neste governo. Nos dois últimos anos, tivemos uma presidente afastada e momentos difíceis para política que afetam a economia, a credibilidade do País e cria uma instabilidade política e jurídica”, afirmou o governador. Apesar do diagnóstico negativo, Santana lembrou que o Ceará tem vencido esses obstáculos com a redução de gastos, ao mesmo tempo que não deixa de investir em quatro áreas sensíveis, que são educação, saúde, segurança e trabalho. Citou a insegurança como um dos novos desafios e criticou o governo federal por não ter ao longo do últimos governos, uma política de segurança pública, sobrecarregando estados e os municípios.

O Seminário foi dividido em cinco grandes painéis: Gestão das contas públicas, Educação, Licitação, Gestão na saúde pública e Meio ambiente e gestão eficiente em tempos de crise. Os assuntos, segundo a coordenação do evento, são pertinentes aos 184 municípios cearenses, que 201 passaram a contar com 70% de gestores de municípios novos. O Ceará é o 12º maior estado do País em número de cidades e o 6º do Nordeste, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Governador discute modelo de gestão em novo encontro

O governador também anunciou para o próximo dia 3 de julho a realização de um novo encontro com os prefeitos. Camilo planeja debater amplamente com os prefeitos um campo de medidas para fortalecer os programas na área da Educação em todo o Estado, ampliando os índices positivos da rede estadual de ensino, apresentar propostas no campo da Saúde, trabalhar inovação e tecnologia na área da Segurança Pública, com mais monitoramento e mais prevenção contra acidentes, além de promover geração de mais oportunidades de emprego e fomentar a economia local.

“Esse encontro será um momento muito importante para que todos os prefeitos possam enxergar um novo momento e um novo modelo de gestão que é preciso ser implementado nos municípios, não só no Ceará como em todo o Brasil”, revelou o governador.

diario do nordeste

Publicidade

Leia também