A Câmara Municipal do Crato promoveu sessão solene nesta segunda-feira

Sessão Solene

A Câmara Municipal do Crato promoveu sessão solene nesta segunda-feira, 26, para outorga de Título de Cidadania Cratense ao professor Marcos de Matos Palácio e ao biólogo Weber de Andrade Girão.

Os títulos foram concedidos pela Câmara após requerimentos dos vereadores Pedro Alagoano (PSD) e Amadeu de Freitas (PT), respectivamente.

Os dois agraciados têm em comum a atuação junto a Organizações governamentais como a Sociedade Pró-Amiga do Crato, no caso do professor, e da Aquasis, ONG formada, entre outros aspectos, para a proteção do Soldadinho do Araripe, descoberto em 1996 por Weber.

– Sessão Ordinária – Pequeno Expediente

Após a entrega de títulos, a Câmara iniciou atividades da quadragésima sessão ordinária. O Pequeno Expediente foi iniciado pelo vereador Amadeu de Freitas que informou nomes dos cinco escolhidos para receber a Medalha Elói Teles e parabenizou a gestão municipal pela realização da Semana do Município.

Jales Velloso (PSB) parabenizou o também vereador Thiago Esmeraldo (PP) por intervenção junto ao governador Camilo Santana que possibilitou a ampliação da extensão de estrada no distrito Santa Fé. Ele ainda citou problemas na vacinação contra a Influenza em posto de saúde e pediu retoque em faixas de pedestres do Crato.

Maurício Almeida (PDT) parabenizou a gestão do prefeito José Ailton Brasil pelas comemorações do Dia do Município do Crato, assim como pela participação dos cratenses nas festividades.

O vereador Adil Sampaio (PSC) declarou que a gestão resgatou a Semana do Município, porém pediu que as atividades comemorativas se estendam à Zona Rural do Crato em próximos anos.

Thiago Esmeraldo (PP) convidou os vereadores para a posse do novo presidente do Rotary Club do Crato, igualmente parabenizou a gestão e citou que colhe assinaturas de prefeitos de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha relacionadas aos limites dos três municípios.

Ele ainda pediu que as crianças cratenses sejam incluídas nas atividades e ações esportivas da Semana do Município e citou visita ao do governador Camilo Santana às obras do programa Minha Casa, Minha Vida.

Líder do prefeito na Câmara, Renan Almeida (PEN) saudou a administração municipal pelos eventos esportivos, culturais e de lazer da Semana. Afirmou que a Prefeitura repintará as faixas de pedestres e requalifica as duas entradas do Crato.

Sobre a infraestrutura dos postos de saúde, reconheceu que ainda está aquém do desejável e que é compromisso da gestão recuperá-la, existindo empresa licitada recentemente e que algumas demandas já foram atendidas.

Fernando Brasil (PP) congratulou a gestão pela Semana e disse confiar que a administração vai requalificar as estradas da Zona Rural.

– Grande Expediente

O vereador Pedro Lobo (PT) discursou sobre três perspectivas: o desfile cívico realizado na Semana do Município, a visita do governador Camilo Santana a Crato durante as festividades alusivas ao Dia 21 de Junho e pesquisa feita pela Datafolha que aponta maior preferência pelo Partido dos Trabalhadores (PT) desde a segunda posse da presidente Dilma Rousseff.

– Projetos aprovados

A Câmara aprovou na sessão desta segunda-feira, os seguintes projetos:

Título de Cidadania Cratense aos senhores Reginaldo Silva e José Antônio dos Santos, propostos pelo vereador Thiago Esmeraldo, e ao senhor Idelfonso Oliveira Chave de Carvalho, de autoria do vereador Lunga (PSD).

Título de Honra do Mérito Legislativo à Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel) de autoria de Thiago Esmeraldo e subscrito por Maurício Almeida.

Projeto de Lei do Poder Executivo que denomina de Quadra Poliesportiva Joaquim Gonçalves de Pinho, logradouro localizado no Sítio Cachoeira dos Gonçalves, em Dom Quintino.

Projeto de Lei do Poder Executivo que cria a gratificação de incentivo às Ações Básicas de Saúde para os agentes comunitários de saúde ao percentual de 35% a ser implementado progressivamente até 2020.

A Câmara Municipal volta a se reunir nesta terça-feira, 27. na última sessão ordinária antes do Recesso Legislativo. O encontro está agendado para começar às nove horas seguindo o Regimento Interno.

Assessoria de imprensa

Probióticos contra a cólica infantil?

Uma revisão britânica em cima de 13 estudos mostra que os probióticos reduzem a frequência e a intensidade das cólicas infantis. Isso não significa, porém, que iogurtes e leites fermentados devam ser dados antes do primeiro ano de vida – pelo contrário, eles só são liberados após esse período.

“Até essa fase, a amamentação é o melhor recurso, já que o leite materno é rico em bactérias boas”, orienta a médica Renata Rodrigues, da Sociedade Brasileira de Pediatria. “E vale lembrar que a dieta da mãe impacta na qualidade do aleitamento”, completa.

Se mesmo assim a criança continuar com o problema – ou no caso de ela fazer uso de fórmulas infantis –, o pediatra pode indicar produtos com probióticos específicos ou até mesmo medicamentos para acalmar os ânimos na barriga do bebê.

Editora Abril

‘Meti a porrada mesmo’, diz Simone ao ver homem derrubar Simaria

A cantora Simone, da dupla sertaneja Simone e Simaria, teve uma reação inesperada após ver a irmã ser agarrada por um fã na noite deste domingo (25) durante um show na cidade de Amargosa (a 240 km de Salvador).

A dupla fazia um show de São João na cidade quando um homem invadiu o palco, agarrou e derrubou a cantora Simaria. Ao ver a cena, Simone não pensou duas vezes e tentou tirar o homem de cima dela. Os seguranças também foram para cima do rapaz que ainda tentou agarrar Simone, que lhe desferiu um saco.

Após o incidente, Simone pediu desculpas e afirmou que o instinto de irmã falou mais alto. “Que absurdo. Rapaz, vocês vão me perdoar, mas na hora em que eu vi o cara derrubar minha irmã no chão, eu meti a porrada mesmo. Quem tem irmão sabe. Eu dou minha vida para minha irmã. E numa situação dessa, meu instinto de irmã falou mais alto. Eu não podia ver uma situação dessa. Que coisa absurda. Quer beijar, beija com carinho.”

Em seguida, a cantora ainda brincou com Simaria e pediu que ela arrumasse o cabelo. “Está bem filha. O cabelo está enorme, pode abaixar aí para dar uma melhorada.”

A assessoria de imprensa das cantoras afirmou que elas não vão mais comentar sobre o assunto. A assessoria disse que Simaria teve uma corrente no pescoço quebrada e ficou com o joelho ralado e teve hematomas na perna com a queda. Já Simone ficou com hematomas no braço.

O fã foi retirado do palco pelos seguranças, e o show foi retomado. Imagens do momento da invasão circulam pela internet. A dupla Simone e Simaria se apresentarão nesta segunda (26) na ”Segundinha de São João”, na cidade de Ibicuí. Com informações da Folhapress.

Escolas de Farias Brito entre as melhores do SPAECE

Por Agência News Cariri

Educação de destaque
Escolas de Farias Brito entre as melhores do SPAECE

O Município de Farias Brito mais uma vez se destaca na educação. Várias escolas municipais alcançaram excelentes resultados e ficaram entre as melhores, segundo o Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE), no que se refere a aprendizagem no ano de 2016.
De acordo com a avaliação do Sistema, os níveis de proficiência dos alunos continua, o que significa que os mesmos estão aprendendo a ler e a escrever na idade certa, conforme as orientações da Secretaria de Educação do Estado, através do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).
No último dia 21, as escolas com os melhores resultados foram premiadas em solenidade realizada no Centro de Eventos do Ceará, na capital Fortaleza. O município de Farias Brito foi representado pelo Prefeito José Maria Gomes Pereira, o Vice-Prefeito Antônio Cleber Mendes da Costa e o Secretário de Educação, Professor Cícero Duarte de Menezes. Além de Formadores da Secretaria Municipal de Educação, assim como o ex-prefeito José Vandevelder Freitas Francelino e o representante do Poder Legislativo Municipal, Vereador Cícero Porfírio da Silva.
Para o prefeito José Maria essa premiação representa o compromisso que o município tem com a educação. Ele reconhece o trabalho do ex-prefeito Vandevelder e reassume o compromisso de continuar fazendo sempre o melhor para que Farias Brito se destaque não apenas na área de educação. E destaca o trabalho da equipe de profissionais envolvidos. “Aos nossos professores, semeadores da aprendizagem nas nossas escolas, dignos de todo o nosso respeito e admiração, o nosso reconhecimento e gratidão”, agradece o prefeito.
Este ano o Governo do Ceará comemora os 10 anos de resultados positivos do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). A entrega do Prêmio Escola Nota Dez foi feita governador Camilo Santana às 265 escolas públicas cearenses que se destacaram no ano de 2016. Os avanços do Mais Paic contam com a parceria dos 184 municípios cearenses.
Em sua nona edição, o Prêmio Escola Nota Dez premiou as 262 escolas públicas com os melhores desempenhos de Alfabetização e do 5º ano, além de três escolas de 9º ano do Ensino Fundamental. Os dados têm como base os resultados obtidos pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE). As escolas escolhidas por esses critérios receberam o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2 mil por cada aluno avaliado, enquanto as apoiadas ganharam R$ 1 mil reais por estudante.
Escolas Premidas:
5º Ano do Ensino Fundamental- EEIEF Isaac de Alcânatara Costa – Sítio Carás
2º Ano- EEF Santa Bárbara – Sede
2º e 5º Ano- EEIEF Joaquim Ferreira dos Santos – Barreiro do Jorge
2º e 5º ano- EEIEF Joaquim Pereira de Sousa – Sítio Sousa

ESCOLAS QUE ESTÃO ENTRE AS 150 MELHORES DO CEARÁ E SUA RESPECTIVA CLASSIFICAÇÃO, COM RELAÇÃO AO 2º ANO:
EEF Santa Bárbara – 17º lugar,
EEF Joaquim Ferreira dos Santos – 66º lugar,
EEIEF Joaquim Pereira de Sousa – 115º.

ESCOLAS QUE ESTÃO ENTRE AS 150 MELHORES DO CEARÁ E SUA RESPECTIVA CLASSIFICAÇÃO, COM RELAÇÃO AO 5º ANO:
EEIEF Isaac de Alcântara Costa – 33º lugar,
EEIEF Joaquim Ferreira dos Santos – 111º.

Mais de 40 mil pessoas no Parque de Eventos em três dias de festa

Com a participação de mais de 40 mil pessoas em três dias de realização, foi encerrado no último sábado, o I São João de Juazeiro do Norte, que este ano contou com o apoio da administração municipal, e realização da empresa de eventos Boulevard. Várias bandas e cantores regionais se apresentaram durante o final semana. Sábado, no encerramento, foi a noite mais movimentada de shows, contando com mais de 20 mil pessoas, segundo os organizadores, no Parque de Eventos Padre Cicero.

Com quatro shows por noite, a população teve a oportunidade de participar de uma festa de resgate às tradições juninas. Num momento inédito para Juazeiro do Norte, o evento teve uma organização de poucos dias para acontecer, com o apoio de empresários e patrocinadores locais, sem ônus para Juazeiro do Norte, com apenas o espaço do parque cedidos aos organizadores do São João, com critérios previstos em contrato para uso da área. O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, agradeceu a todos os que colaboraram para a realização do evento e à população por ter prestigiado a festa.

Um dos pontos altos do I São João de Juazeiro do Norte foi a segurança, com mais de 80 homens contratados pela empresa, além do apoio do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e a Guarda Civil Municipal. Nenhuma ocorrência mais grave chegou a ser registrada no Parque. Esse foi um dos aspectos priorizados pelos realizadores, para que a população de Juazeiro do Norte voltasse a prestigiar as noites juninas. O evento teve entrada gratuita.

O Prefeito Municipal esteve no Parque de Eventos nos três dias de realização dos festejos, acompanhando todos os momentos de realização do São João de Juazeiro, assim como nos diversos locais da cidade, onde foi incentivado o resgate das tradições juninas. Ele destacou a realização da festa graças ao apoio dos empresários de Juazeiro do Norte e do Cariri. “O que foi possível acontecer em tão pouco tempo, que venha ocorrer definitivamente no nosso calendário cultural e turístico do Nordeste brasileiro”, afirmou. Ele ainda destacou a importância de tratar e receber bem os turistas no Município. “Vamos fazer a nossa Juazeiro do Norte a cidade mais alegre do mundo”, acrescentou.

Assessoria de imprensa

O Tribunal de Contas dos Municípios realiza Seminário de Orientação para Gestão Municipal

O evento ocorre nesta segunda-feira (26), das 8 as 17 h, na sede do órgão e terá como público-alvo gestores e servidores públicos municipais, visando promover sua capacitação repassando conteúdos sobre a criação, implantação, manutenção e coordenação do Sistema de Controle Interno nos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, tendo como base a Instrução Normativa nº 01/2017.

Câmara de Mauriti: Resumo da sessão ordinária de terça feira, 20

Mauriti. O Plenário da Câmara de Vereadores de Mauriti voltou a se reunir ordinariamente para discutir projetos de interesse da população deste município. Na última terça-feira, 20, ocasião da última sessão ordinária, os parlamentares se debruçaram sobre matérias que tratam sobre questões ambientais e de saúde. Ao todo, quatro projetos foram aprovados pelo Plenário. As matérias seguem à sanção do Executivo.

VOTAÇÃO SIMPLES EM SEGUNDA DISCUSSÃO

PROJETO DE LEI 34/2017 – INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE HORTAS EDUCATIVAS E COMUNITÁRIAS À BASE DE ADUBAÇÃO ORGÂNICA E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE LEI 35/2017 – ALTERA A REDAÇÃO DO ART. 4º DA LEI MUNICIPAL Nº 686/2006 E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE LEI 38/2017 – APROVA O PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE MAURITI E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

VOTAÇÃO NOMINAL EM PRIMEIRA DISCUSSÃO

PROJETO DE LEI 41/2017 – DENOMINA DE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS O CEMITÉRIO DO DISTRITO DE PALESTINA DO CARIRI QUE MENCIONA.

 

Polícia prende dupla com carga roubada avaliada em R$ 140 mil no Ceará

A polícia prendeu dois homens e recuperou uma carga avaliada em mais de R$ 140 mil que havia sido roubada na noite de sábado (24) no município de Pacajus, Região Metropolitana de Fortaleza. O carregamento foi recuperado pelos policiais em uma estrada entre as cidades de Pacajus e Chorozinho.

Após o roubo do caminhão, policiais militares do Batalhão de Chorozinho realizaram buscas pela região e localizaram o veículo. Um motorista e um ajudante que estavam no caminhão foram presos em flagrante.

Eles foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil de Horizonte, onde foram autuados pelo roubo. A polícia segue investigando para tentar identificar outros envolvidos no crime e o possível comprador do carregamento de castanhas.

g1