Várzea Alegre – Procurador do Município participa de reunião com servidores sobre acordos de precatórios

O Procurador Geral do Município, Dr. Victor Luciano, representou o Governo de Várzea Alegre, nesta quinta-feira, dia primeiro de junho, em reunião articulada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, por meio do presidente Erialdo Abrahão, para debater com os servidores municipais que têm créditos de precatórios com o município.

Victor Luciano disse que a reunião foi oportunidade para apresentar mais esclarecimentos sobre o regime de pagamento dos precatórios. Ele explicou que nesta primeira fase, até 16 de junho, as partes interessadas em firmar acordo, devem proceder a habilitação nos autos dos seus processos informando o interesse ou não em fazer acordos sobre os valores que têm a receber. Segundo ele, na segunda fase, feito o acordo, o processo é remetido ao Tribunal Regional do Trabalho para ser apreciado e homologado pelo juiz de precatórios, vindo em seguida a terceira e última fase, que é a que trata dos pagamentos.

O município de Várzea Alegre tem até o ano de 2020 para quitar todas as dívidas de precatórios e o Procurador do Município, Victor Luciano, intermediará todo o procedimento junto ao Tribunal Regional do Trabalho.

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Farias Brito tem investido em saúde

A saúde de Farias Brito tem sido prioridade da gestão José Maria . Já são muitos investimentos para garantir a melhor prestação dos serviços e uma parceria entre o Bradesco e o município pode trazer avanços para o Hospital Geral.

Farias Brito avança na área de Saúde

Uma das principais preocupações do prefeito de Farias Brito José Maria tem sido garantir o bom funcionamento das ações de saúde pública.

Seja mantendo o funcionamento dos serviços essenciais ou buscando mais investimentos, a meta é realizar o trabalho de saúde que a população precisa.

Uma das grandes metas do prefeito é conseguir apoio financeiro para o Hospital Geral de Farias Brito (HGFB). José Maria esteve recentemente conversando com diretores do Banco Bradesco, a fim de consolidar uma parceria. O prefeito explica que, dois meses atrás solicitou uma parceira ao banco no sentido da Instituição Financeira auxiliar financeiramente o Hospital Geral. E, no último dia 30 de maio “tivemos a satisfação de receber o senhor Marcelo da Rocha Miguel, Diretor Regional do Bradesco para conversar.

A reunião aconteceu com a presença da Secretária de Saúde do município, Sheyla Martins, e foram apresentados ao diretor do Bradesco os serviços de saúde prestado no HGFB. “Acredito que em breve firmaremos convênio com a Fundação Bradesco, onde esta irá financiar algumas ações de saúde em nosso município, antecipou o prefeito.

Audiência Pública

Neste dia primeiro de junho, foi realizado a primeira Audiência Pública para discutir sobre a questão da dengue, após a epidemia ocorrida no município. Já no sábado, dia 02, a cidade recebeu uma força tarefa para ajudar no combate ao mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti. Integrantes da Cruz Vermelha atuaram em ações educativas junto a população , nos dias 02 e 03 . Foram dois dias de muita interação e aprendizado mútuos, o prefeito José Maria, gradeceu aos servidores envolvidos na missão, e as todos os voluntários, que entraram na casa do povo fariasbritense, sensibilizando e mostrando que as pessoas devem ser os grandes parceiros da administração pública, nessa batalha diária contra o aedes aegypti.

100% de cobertura

O município conta hoje com nove equipes de PSFs atendendo a população, garantindo 100% de cobertura de estratégia de saúde da família. E, sendo o segundo município do Ceará a ter a certificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), pela implementação das ações da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, um

Crato celebra Dia Mundial do Meio Ambiente e inicia semana repleta de atividades

Será iniciada hoje em Crato, a Semana do Meio Ambiente, a partir da 8h acontecerá o

Cortejo saindo da Praça São Vicente com destino a Praça Alexandre Arraes (Quadra Bicentenário), lá haverá a solenidade de Abertura da Semeia 2017 com apresentação artística, blitz ecológica, distribuição de mudas e sementes, bem como será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente 5 de Junho.

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.  Nesse contexto é se suma importância que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais assumindo uma postura de responsabilidade ambiental,

A Semana prossegue com oficinas, trilhas, passeios ciclísticos, palestras, debates e rodas de conversa.

Assessoria de imprensa

Moradores de Rio Formoso limpam casas e ruas após enchentes que destruíram o município

No município de Rio Formoso, na Mata sul de Pernambuco, os moradores aproveitaram a manhã e a tarde deste domingo (4) para limpar as casas e as ruas da cidade, depois da passagem destruidora das enchentes que deixaram marcas em 31 municípios, segundo o governo do estado. Mesmo sujeitas a riscos à própria saúde, muitas pessoas tentaram reaproveitar objetos perdidos em meio à lama.

Tentando reaproveitar um colchão, o professor Ivan José da Silva reconhece os riscos de doenças, mas tenta reaproveitar os pertences que não se perderam nas enchentes. “Eu sei que tem risco de leptospirose, mas se estiver bom, vou usar. Se não der, vou encontrar quem queira”, diz.

Passada a chuva, o tempo é de contabilizar as perdas e de tentar reutilizar o que foi retirado da lama para o morador, já que a inundação atingiu a marca de 60 centímetros em sua residência. “Já lavamos a casa e estamos tentando recuperar os eletrodomésticos. Estamos aproveitando os dias de sol para secar o que sobrou”, conta.

Até a sexta (2), o governo de Pernambuco contabilizou 47,4 mil pessoas que estão fora das residências nos municípios da Mata Sul e do Agreste devido às enchentes. Neste domingo (4), o número foi atualizado para 46.857 mil pessoas, sendo 3.252 desabrigados (abrigados em prédios públicos) e 43.605 desalojados (abrigados em casas de parentes ou amigos).

Morador de Rio Formoso, Ivan José da Silva tenta reutilizar pertences encontrados na lama (Foto: Reprodução/TV Globo)

Morador de Rio Formoso, Ivan José da Silva tenta reutilizar pertences encontrados na lama (Foto: Reprodução/TV Globo

O dia também foi de atendimentos no hospital de campanha do Exército montado no município, em funcionamento desde a sexta (2). Ao todo, 42 militares e profissionais da área de saúde do município estão atuando no local. Até o sábado (3), foram atendidas 280 pessoas de Rio Formoso e de cidades vizinhas.

De acordo com a coordenadora da unidade de saúde, coronel Sandra Andrade, 70% dos pacientes são adultos e idosos. “Essa demanda está dentro do planejado. Realizamos atendimentos de doenças infecciosas, viroses e de pessoas se queixando de vômitos e diarreia”, detalha a gestora.

Desde o início do funcionamento do hospital de campanha, na sexta (2), 17 casos mais complexos foram transferidos para outras unidades de saúde, mas, ainda de acordo com a coronel responsável por coordenar as operações no local, o número está dentro do planejado pelas equipes. “Foram pacientes com infarto ou casos cirúrgicos que precisaram ser transferidos, mas tudo está ocorrendo dentro do previsto”, afirma.

Entenda o caso

Desde o final de semana dos dias 27 e 28 de maio, chuvas fortes atingem várias regiões do estado, provocando enchentes de rios e deslizamentos de barreiras. Seis pessoas morreram, sendo duas no Recife, duas em Caruaru e duas em Lagoa dos Gatos. De acordo com dados do governo do estado, o número de desabrigados e desalojados chegou a 55,1 mil pessoas no dia 31 de maio.

Na terça-feira (30), o governo do estado decretou emergência em 24 cidades pernambucanas. No domingo (28), o presidente da República, Michel Temer, veio ao Recife e autorizou o envio de ajuda humanitária. Ele ainda se comprometeu com a liberação de uma linha de crédito de R$ 600 milhões, junto ao BNDES, para obras no estado.

Na quarta (31), o governador Paulo Câmara visitou as cidades de Catende e Ribeirão, na Zona da Mata Sul, para acompanhar o planejamento de ajuda humanitária às famílias desalojadas e de limpeza das áreas atingidas pela água, feito por ‘gabinetes de crise’ instalados nos dois municípios.

Solidariedade

Para ajudar as famílias que perderam praticamente tudo nas enchentes, diversas instituições e entidades realizam arrecadação de alimentos não perecíveis e objetos de higiene pessoal. Há pontos de coleta no Recife, em Olinda e nos 15 campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Entenda as fortes chuvas

No Nordeste, as chuvas ocorrem por causa de um fluxo de vento que vem do oceano carregado de ar úmido, formando nuvens carregadas na costa e na Zona da Mata. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, trata-se de um sistema chamado onda de leste, comum nesta região no outono e inverno.

g1

No Maranhão, vacina contra a gripe será disponibilizada para toda população

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão irá seguir a recomendação do Ministério da Saúde para disponibilizar vacinas contra a gripe para todas as faixas etárias. Em nota, a Ses informou que seguirá tendo como primeiro alvo os grupos prioritários, mas afirmou que irá oferecer vacinas para a população em geral. A disponibilização no estado será realizada a partir desta segunda-feira (5).

Recentemente, o Ministério da Saúde informou que cada estado terá autonomia para decidir se amplia ou não a vacinação contra a gripe para toda a população. A ampliação do calendário também fica a cargo dos poderes estaduais.

As doses que ficarão disponíveis para todas as faixas etárias já estão com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. A Ses informou que “não haverá nova dispensação de lotes de vacinas, sendo, portanto, aplicadas nesta última semana de campanha as doses já repassadas pelo Ministério ao Estado”.

No Maranhão, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, foram aplicadas mais de 1,16 milhão de doses, equivalente a 76,73% do público-alvo. A estimativa da Ses é alcançar 90% de vacinação dos grupos prioritários.

g1

Homem é preso com mais de mil cartuchos de munição em Novo Oriente, no Ceará

Dois homens – pai e filho – foram presos neste sábado (3), suspeitos de vender munições no município de Novo Oriente, distante 435 quilômetros de Fortaleza. Com eles, a polícia apreendeu mais de mil cartuchos e duas armas de fogo.

De acordo com a polícia, o material era guardado em um dos quartos de uma casa, onde também funcionava um bar. A polícia disse, ainda, que o pai assumiu a responsabilidade pelo comércio dos artefatos. Ele segue preso na cadeia pública de Novo Oriente, enquanto que o filho foi liberado depois de ser ouvido pelo delegado do município.

 g1

Rendimento do FGTS será maior que a inflação

A correção das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderá passar de 3% ao ano para 4,8% ao ano, ficando acima da inflação prevista para 2017, de acordo com a Lei nº 13.446. As informações são do Portal Brasil.

Com a lei, metade do resultado do fundo será creditado automaticamente, todos os anos, em agosto, nas contas vinculadas, de forma a aumentar a remuneração. Tem direito ao valor os trabalhadores com valores em contas do FGTS em 31 de dezembro de 2016. A apuração do resultado ocorrerá nos meses de junho e julho.

Para o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, mudança é uma conquista dos trabalhadores. “A rentabilidade do fundo era um reivindicação antiga dos trabalhadores. Com a lei, encontramos uma forma de atender ao pedido, mantendo a solidez e a saúde financeira do FGTS”, afirmou o ministro.

“O resultado ainda não está fechado. A estimativa é de que o fundo tenha R$ 15 bilhões em 2016”, disse o secretário-executivo do Conselho Curador do FGTS, Bolivar Moura Neto. Metade desse valor estimado (R$ 7,5 bilhões) será creditada nas contas dos trabalhadores proporcionalmente, como estabelece a Lei 13.446.

Para sacar esse dinheiro extra, as modalidades de saque permanecem as previstas em lei.

Contas Inativas

Se o trabalhador sacou todo o dinheiro de uma conta inativa, mas ela estava com saldo positivo em 31 de dezembro de 2016, essa conta continua existindo, e será feito por meio dela o pagamento do rendimento do FGTS. O rendimento será depositado em agosto de 2017.

“O FGTS vem contribuindo para o Brasil. Com o pagamento das contas inativas serão injetados R$ 43 bilhões na economia. O fundo também é importante para a habitação e o saneamento, e essa medida veio para melhorar a vida dos trabalhadores”, afirmou Bolivar Neto.