Urca – II SEMANA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

Publicidade

PROGRAMAÇÃO

As atividades da II Semana do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da URCA sob o tema Convergências Culturais: dentro para fora, de fora para dentro, compostas de aula magna, mesas de debate, rodas de conversa, vivências oficinas serão desenvolvidas em três turnos, manhã, tarde e noite, e computadas como aulas dadas substituindo as atividades das disciplinas nos referidos dias.

As inscrições para participação em todas as atividades serão realizadas 01 hora antes do início, nos locais onde serão ofertadas. Consideraremos a ordem de chegada como critério de prioridade.

10 de maio – quarta-feira

Manhã

Local: SESC Juazeiro do Norte

08h – 12h

Encontros Espontâneos: Workshop: Processo Criativo, com o artista visual Carlos Meló, Fortaleza/CE.

Neste workshop, Carlos Mélo, lança luz sobre assuntos que fazem parte da produção de um artista hoje. Como funcionam os agenciamentos entre textura simbólica e feira de arte, por exemplo? Através do seu próprio trabalho levanta questões que pretendem discutir desde o campo do sensível até as linguagens digitais. A atividade está dividida em dois módulos com duração de duas horas e conta com a exibição de vídeos, fotografias e arte sonora.

Carlos Melo desenvolve uma atividade artística regular de âmbito nacional e internacional. Expõe regularmente em circuitos institucionais (entre eles Paço das Artes/São Paulo, MAMAM/RECIFE, Fundação Joaquim Nabuco/Recife, Itaú Cultural/São Paulo, /USA-Urbana-Champaign, Krannert Art MUseum/Lisboa, Plataforma Revólver) e em galerias, trabalhando atualmente com a Galeria Aparo 60/Recife e a Galeria Virgilio em São Paulo. Foi premiado em diversos salões de arte nacionais, e em 2006 recebeu com o Prêmio CNI Marcantonio Vilaça para as artes visuais.

Número de vagas: 20.

*Inscrições no Centro de Artes, na Secretaria do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, restrita aos estudantes do Curso, de 04 a 09 de maio.

Tarde

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste do Cariri – Auditório

13h – 14h – Credenciamento

14h – 15h – Solenidade de Abertura do evento.

15h – 17h – Aula Magna: A licenciatura em Artes Visuais e a atual conjuntura política.

Profº Dra. Lúcia Gouvêa Pimentel (Escola de Belas Artes/ UFMG).

A Profº Dra. Lúcia Gouveia Pimentel discorrerá sobre a importância da licenciatura em Artes visual para o exercício da docência nesta área de atuação e como a atual situação política implica nessa prática.

Doutora em Artes, Mestre em Educação, Licenciada e Bacharel em Artes Visuais. Professora Titular da Escola de Belas Artes da UFMG. Atua como artista, professora e pesquisadora, com ênfase em Ensino de Arte e em Gravura, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, artes visuais, ensino de arte e tecnologia, arte/educação, formação de professores, cognição imaginativa e gravura.

Noite
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste do Cariri

18h – 20h

Abertura da Exposição:

Convergências Culturais:

De dentro para fora, de fora para dentrO

De 10 de maio a 10 de junho de 2017

Exposição de obras desenvolvidas por docentes do Centro de Artes Violeta Arraes somadas às obras de duas coleções sob custodia da URCA, à saber Coleção Arte e Natureza e Coleção Almeri, contando com 56 obras de 43 artistas.

Curadoria: Profª Ma. Raquel de Melo Versieux, Profº Dr. Pablo Diego Mane Solari, Profº Dr. Fábio José Rodrigues da Costa e Profº Dr. Frederyk Sidou Piedade.

11 de maio – quinta-feira

Manhã
Local: Centro de Artes Violeta Arraes – Auditório

08h – 10h

Roda de Conversa: A formação docente considerando artista-professor@-pesquisador@ a partir das ações do PIBID e do PIBIC em Artes Visuais: compartilhando experiências

A partir da organização d@s coordenador@s do PIBID, bolsistas apresentarão pesquisas, vivências e trabalhos desenvolvidos dentro do Programa evidenciando a sua importância como ação de iniciação docente.

Bolsistas do PIBID e do PIBIC Artes Visuais.

Numero de vagas: 40
Local: SESC Juazeiro do Norte

10h30 – 13h30

Encontros Espontâneos: Curadorias Acessíveis, com Profª Dra. Viviane Panelli Sarraf – Museus Acessíveis, São Paulo/SP.

A Profª Dra. Viviane Panelli Sarraf apresentará abordagens de curadoria, expografia e arte educação considerando a participação apreciativa de pessoas com necessidades especiais.

Pós-doutora em Museologia, Doutora em Comunicação e Semiótica, Mestre em Ciência da Informação, Especialista em Museologia e Graduada em Educação Artística. Foi a responsável pela criação, documentação e conservação do acervo, criação do programa educativo, modernização, curadoria e programa de extensão cultural do Centro de Memória Dorina Nowill na Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Numero de vagas: 40

Tarde
Local: Centro de Artes Violeta Arraes – Auditório

14h – 17h

Mesa de debate: Processos de mediação das pesquisas e das linguagens: fazer arte na sala de aula

Profª Ma. Ana Claudia Lopes de Assunção, Profª Dra. Daniele Gomes de Oliveira e Profº Dr. Frederyk Sidou Piedade e Prof. Ms. Rubens Venâncio.

Mediação: Profª Ma. Daniele Quiroga Neves

A conversa objetivo apresentar como os processos de pesquisas de criação artísticas pessoais d@s artistas e docentes do Centro de Artes são incorporados nas disciplinas ministradas.

Numero de vagas: 60

Noite

Local: Centro de Artes Violeta Arraes – Auditório

18h – 20h

Atividade Inaugural do Projeto de Extensão Cinema Violeta

Exibição de curtas seguida de roda de conversa na qual serão apresentados os objetivos do no projeto de extensão do Centro de Artes, sob a concepção e coordenação do Profº Dr. Sérgio Vilaça.

Profº Dr. Sérgio Henrique Vilaça

Numero de vagas: 60
12 de maio – sexta-feira

Manhã

Local: Centro de Artes Violeta Arraes – Sala 11

08h – 10h

Oficina 1: Projetos de pesquisa em artes visuais: cartão de visita

Introdução de projetos de pesquisa e orientações sobre a redação desse documento de apresentação das propostas em artes visuais.

Profª Ma. Vanessa Raquel Lambert de Souza e Profº Ms. Leonardo Ferreira.

Numero de vagas: 30

Local: Centro de Artes Violeta Arraes – Sala 12

Oficina 2: Portfólio de artes visuais: cartão de visita

Introdução aos portfólios e orientações sobre confecção desse documento de apresentação da produção em artes visuais.

Profª Ma. Raquel de Melo Versieux e Profº Ms. Ricardo Akira Sanoki

Numero de vagas: 30

Local: Centro de Artes Violeta Arraes – Auditório

10h30 – 12h30

Mesa de debate: Artistas, professor@s, pesquisador@ de dentro para fora, de fora para dentro: encantamentos e enfrentamentos

Prof. Dr. Sérgio Henrique Villaça e Prof. Dr. Pablo Diego Mane Solari

Mediação: Profª Dra. Daniele Gomes de Oliveira

Esta mesa visa partilhar o conhecimento dos professores do Departamento de Artes Visuais que desenvolvem produção/atuação artística e ainda debater os encantamentos e limites enfrentados para a continuidade dessa prática no contexto do artista, professor@, pesquisador@.

Numero de vagas: 60

Local: Centro de Artes Violeta Arraes – Sala 12/ Pátio

10h30 – 12h30

Vivência 2: Encontros espontâneos:”Processos de criação”, Simone Barreto – Fortaleza/CE.

O encontro apresentará a artista e sua formação e uma vivência com @s participantes.

Simone Barreto é artista visual e arte-educadora. Formada em Artes Visuais, com ênfase em sua formação complementar em desenho e gravura, integrou o Programa de Pesquisa em Artes Visuais do Centro de Artes Visuais da Secretaria de Cultura de Fortaleza em 2012. Realizou o projeto Mulheres do Quinari no Acre em 2011. Como artista participou de diversas exposições coletivas e residências artísticas , entre elas a residência artística com ênfase em desenho no espaço de produção em Arte Contemporânea, Lugar a Dudas, situado em Cali, Colômbia. Colaborou com o ateliê coletivo e espaço independente Dança no Andar de Cima em Fortaleza/CE, de 2011 a 2014.

Numero de vagas: 40

Tarde
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste do Cariri

14h – 17h

Mesa de debate: Inter/Transdisciplinaridade em Artes Visuais a partir dos contextos pós-modernos

Profª Dra. Sislândia Maria Ferreira Brito (Pedagogia), Profº Dr. Emerson Ribeiro (Geografia), Profº Dr. Glauco Vieira (Geografia) e Profª Dra. Núbia Ferreira Almeida (Ciências Sociais).

Mediação: Prof. Ma. Vanessa Raquel Lambert de Souza

Ao reunir professor@s de diversos departamentos da URCA, essa mesa tem como objetivo buscar compreender de que maneira é possível traçar aproximações entre as práticas e as metodologias desenvolvidas em cada área de conhecimento abordada, visando a construção de outros lugares do saber, advindos da hibridização da percepção.

Local: SESC Juazeiro do Norte

15h – 18h

Palestra: Acessibilidade em contextos de museus e instituições culturais

com Profª Dra. Viviane Panelli Sarraf – Museus Acessíveis, São Paulo/SP.

A Profª Dra. Viviane Panelli Sarraf falará sobre as suas experiências em curadoria acessíveis em instituições culturais e museais.

Pós-doutora em Museologia, Doutora em Comunicação e Semiótica, Mestre em Ciência da Informação, Especialista em Museologia e Graduada em Educação Artística. Foi a responsável pela criação, documentação e conservação do acervo, criação do programa educativo, modernização, curadoria e programa de extensão cultural do Centro de Memória Dorina Nowill na Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Noite
Local: SESC Juazeiro do Norte

19h

Abertura Exposição: artista Carlos Meló, A Palavra Vista Por Dentro

O projeto é resultado de uma residência seguida de expedição em 2015 aos estados da

Paraíba, Pernambuco e Ceará a fim de pesquisar a polissemia da palavra Cariri.

Carlos Melo desenvolve uma atividade artística regular de âmbito nacional e internacional. Expõe regularmente em circuitos institucionais (entre eles Paço das Artes/São Paulo, MAMAM/RECIFE, Fundação Joaquim Nabuco/Recife, Itaú Cultural/São Paulo, /USA-Urbana-Champaign, Krannert Art MUseum/Lisboa, Plataforma Revólver) e em galerias, trabalhando atualmente com a Galeria Aparo 60/Recife e a Galeria Virgilio em São Paulo. Foi premiado em diversos salões de arte nacionais, e em 2006 recebeu com o Prêmio CNI Marcantonio Vilaça para as artes visuais.

Local: Campus Pimenta

18h – 20h

Abertura Exposição: ORGANON – Renegociações Estratégicas de Identidade, atividade da Disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Visuais II.

A partir de concepção, arte, comunicação, curadoria, montagem, divulgação de exposição e mediação da mesma realizada pel@s estudantes com acompanhamento e orientações da Prof. Ma. Sara Vasconcelos Cruz, será realizada abertura da exposição com trabalhos d@s mesm@s.

Prof. Ma. Sara Vasconcelos Cruz e estudantes da disciplina.
COMISSÃO ORGANIZADORA

Parcerias:

PRODUN – Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário

PROEX – Pró-Reitoria de Extensão

SESC – Serviço Social do Comércio

CCBNB – Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri

Coordenação Geral:

Coordenação do Curso de Licenciatura em Artes Visuais

Profª Dra. Renata Aparecida Felinto dos Santos e Profª Ma. Raquel de Melo Versieux

Comissão de Mesas:

Prof. Ma. Daniele Quiroga Neves, Prof. Dra. Daniele Gomes de Oliveira e Prof. Ma. Vanessa Raquel Lambert de Souza

Comissão de Infra-estrutura:

Profº Dr. Fábio José Rodrigues da Costa, Profª Dra. Renata Aparecida Felinto dos Santos e Profª Ma. Raquel de Melo Versieux

Comissão de Arte:

Profº Dr. Sergio Henrique Vilaça e Profº Ms. Ricardo Akira Sanoki

Comissão de Divulgação:

Todos o corpo docente e discente do Centro de Artes

Comissão de Recepção:

Profª Ma. Ana Claudia Lopes de Assunção, Profº Dr. Pablo Diego Mane Solari, Profº Leonardo Ferreira, Profª Dra. Renata Aparecida Felinto dos Santos e Profº Ricardo Akira Sanoki

Comissão Geral de Organização e de Apoio Técnico:

Coordenadoras, Supervisoxs e Bolsistas do PIBID Artes Visuais

Convergências Culturais:

De dentro para fora, de fora para dentrO

Curadoria:

Profº Dr. Fábio José Rodrigues da Costa, Profº Dr. Frederick Sidou Piedade, Profº Dr. Pablo Diego Mane Solari e Profª Ma. Raquel de Melo Versieux

Educativo:

Profª Ma. Ana Claudia Lopes Assunção, Profª Cícera Edvânia Silva dos Santos, Profª Ma. Daniele Quiroga Neves

Montagem:

Profº Joseph da Silva Olegário e Profª Cícera Edvânia Silva dos Santos

ORGANON – Renegociações Estratégicas de Identidade

Atividade da Disciplina de Estágio II – Prof. Ma. Sara Vasconcelos Cruz

Curadoria:

Anália Lobo, Rafael Vilarouca e Wandeallyson Landim

Educativo, Montagem, Arte e Comunicação:

Estudantes da disciplina

Publicidade

Leia também