Palcos da Festa de Santo Antônio homenagearão nomes da Cultura

Publicidade

Barbalha já está preparada, com muito colorido e valorização das suas riquezas, para o maior evento da cidade, a Festa de Santo Antônio. A abertura, oficialmente, acontece com o Cortejo do Pau da Bandeira, no próximo dia 28, às 11 horas, saindo do Sítio Flores até à Igreja do Rosário. Este ano, grandes mestres da cultura popular serão homenageados na Festa de Santo Antônio. Os palcos das apresentações musicais, simultâneas ao carregamento do Pau da Bandeira, levarão os nomes do Capitão Zé Veloso, Carregador Careca e Mestre Tico Neves. Os palcos serão instalados, respectivamente, no Marco Zero, Largo do Rosário e Praça da Estação. Nesses locais, barbalhenses e visitantes terão shows gratuitos. A programação, que se estenderá até o dia 13 de junho, é intensa e diversificada, desde as tradicionais quermesses e leilões aos grandes shows com cantores e bandas nacionais.

Os homenageados

José da Costa Veloso, o Capitão Zé Veloso, também conhecido como Pavão, começou a participar do carregamento do Pau da Bandeira aos 10 anos e tornou-se o “animador do Pau” com suas músicas e tiradas surpreendentes. Este ano, ele será homenageado quando do cortejo do Pau da Bandeira Mirim, que será animado por um bisneto dele, acompanhado por familiares.

Cícero Ricart, o Careca, teve sua vida ceifada em 2015, aos 39 anos, fazendo o que mais gostava: carregando do Pau da Bandeira, o que ocorria há cerca de 15 anos, com dedicação e alegria. Naquele ano, com o cortejo já próximo à Matriz, sofreu um acidente e o clima festivo deu lugar à tristeza com o anúncio de sua morte.

Francisco Belizário dos Santos, o Mestre Tico Neves, era um líder e brincante do Reisado do Sítio Lagoa, com atuação de mais de quatro décadas. Com sua morte, em 2011, o grupo passou a se chamar Reisado de Congo Mestre Tico Neves. Tem apresentações não só em Barbalha mas em diversas cidades da Região do Cariri.

Publicidade

Leia também