Ações de conscientização e um ato público marcam, nesta quinta-feira (18), no Grande Recife, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. Na capital pernambucana, haverá caminhada no Centro da cidade. No Complexo Industrial de Suape, no cabo de Santo Agostinho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta motoristas profissionais para a necessidade de informar os crimes praticados nas estradas que cortam o país. Em Olinda, está prevista panfletagem.
A ação da PRF ocorrerá no pátio do posto da Secretaria da Fazenda. A iniciativa tem como Com o slogan “Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”.
A campanha reúne diversas entidades com o objetivo de conscientizar a sociedade para a importância de denunciar esses crimes.
Desde 2003, a PRF desenvolve o projeto Mapear, que identificar pontos vulneráveis e onde ocorrem casos de exploração sexual. O levantamento é realizado a cada dois anos ao longo das rodovias federais que cortam os municípios do Brasil.
O último levantamento apontou 1969 pontos vulneráveis, ou seja, que apresentam características que propiciam a prática da exploração sexual, como locais de descanso de motoristas, presença de adultos se prostituindo, ausência de segurança privada, falta de iluminação pública, dentre outros.
Desse total, os policiais conseguiram identificar o sexo das vítimas em 448 pontos e foi verificado que 69% se referem a meninas, 22% aos transgêneros e 9% a meninos.
Em 428 pontos, as respostas indicaram que as vítimas eram de outra localidade. Ou seja, poderiam estar em situação de tráfico de pessoas. Nos últimos 10 anos, o projeto contribuiu para retirar mais de quatro mil crianças e adolescentes de situações de risco no país, segundo a PRF.
Recife
No Centro da capital pernambucana, o 18 de Maio será marcado por uma caminhada. A concentração está prevista para as 14h. A saída ocorrerá no Parque 13 de Maio, em Santo Amaro.
Olinda
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda promove uma panfletagem, na manhã desta quarta. O grupo se concentrará na Praça do Carmo, às 6h, e abordará a população nos sinais e quem estiver nas paradas de ônibus.
Dados
Segundo dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE), em 2016, 1.415 crianças e adolescentes foram vítimas de violência sexual, deste total, 906 foram praticadas contra crianças e adolescentes de até 13 anos, ou seja, cerca de 66% dos casos são estupro de vulnerável que consiste na prática de conjunção carnal ou ato libidinoso com menor de 14 anos.
Origem
A proposta do 18 de Maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A data foi instituída em 1998, em evento na Bahia.