Secretaria de Saúde promove ação alusiva à Semana da Pessoa Atingida pela Hanseníase

Dentro das atividades da Semana Alusiva da Pessoa Atingida pela Hanseníase, a Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Epidemiologia, promoveu na manhã de ontem, 24 de maio, na Praça Siqueira Campos, ação para orientar a população acerca da doença, bem como para realização de exames simples e havendo necessidade encaminhamento para consulta médica nos PSF’s ou no Centro de Especialidades.

Durante o momento, alunos da Universidade Regional do Cariri (URCA), que integram a Liga de Doenças Negligenciadas (Lindone), participaram da ação promovendo um jogo de mitos e verdades sobre a doença.

Ainda na programação dessa campanha, a Secretaria de Saúde estará realizando rodas de conversa nas unidades de saúde; busca ativa de manchas na pele de pacientes na unidade de saúde do distrito de Ponta da Serra. Hoje, quinta-feira, 25 de maio, a partir das 8h, no PSF do distrito da Bela Vista acontecerá uma avaliação de casos e orientação preventiva. No próximo dia 28, nos períodos manhã e tarde, será realizado exame físico em alunos da escola Antônio Antuérpio, localizada no bairro Vila Lobo.

No Maio Amarelo, Governo de Várzea Alegre dedica semana especial de conscientização para o trânsito seguro

Uma ampla companha de conscientização no trânsito está sendo desenvolvida na cidade de Várzea Alegre, coordenada pela Secretaria Municipal de infraestrutura, com o Departamento Municipal de Trânsito – Demutran.

Com essa campanha, o Governo de Várzea Alegre, trabalha o “Maio Amarelo”, quando o Brasil se mobiliza para alertar à população sobre os perigos do trânsito e orientar a todos sobre o comportamento adequado ao condutor para preservar a própria vida e a vida do seu próximo.

Para chamar a atenção dos varzealegrenses, a Secretaria de Infraestrutura expõe no semáfora da Rua Durval Soares (trecho da CE-060), próximo ao Parque Cívico São Raimundo Nonato, um carro, totalmente destruído em virtude de um capotamento.

O Demutran, com seus agentes de trânsito está fazendo panfletagem em pontos estratégicos da cidade e também está indo às escolas para ministrar palestras com o objetivo de somar com os alunos a conscientização do trânsito.

O secretário Elonmarcos Correia destacou o tema da campanha varzeaalegrense para esta semana especial dentro do Maio Amarelo que é “Você é responsável pelo trânsito seguro que você quer”. Para ele, todos temos que desenvolver senso de responsabilidade para o trânsito e a campanha visa diminuir os acidentes de trânsito na cidade.

Ele também anunciou uma caminhada que acontecerá no sábado, dia 27, saindo, às 7h30min, da frente da igreja matriz de São Raimundo Nonato, passando por ruas centrais da cidade, com encerramento previsto para a Av. Luiz Afonso Diniz, em frente ao mercado Josué Alves Diniz.

Assessoria de Comunicação

Beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito ao Kit TV Digital

As famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita de até meio salário mínimo, ou três salários mínimos de renda familiar total, receberão gratuitamente o Kit com conversor digital, um controle remoto e uma antena externa. A instalação deverá ser feita por conta do beneficiário.

O Ministério das Comunicações e a Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL) são os responsáveis na esfera federal por esta ação. A previsão de entrega dos kits para o Ceara é dia 26 de maio.

As famílias do Programa Bolsa Família (PBF) e famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único deverão entrar em contato através da central telefônica 147 ou pelo site: sejadigital.com.br/kit para pedir informações e agendar o recebimento. Após o agendamento é gerado um protocolo informando a data e horário que a família deve se dirigir aos correios para o recebimento. Para gerar o protocolo se faz necessário o número do Número de Identificação Social, NIS ou CPF.

O sinal analógico de TV será desligado gradualmente em todo o Brasil.

Direção da PREVI de Nova Olinda esteve presente no I encontro regional do RPPS

Por Carlos Erivelton

A Gestora do Previ Nova Olinda Amoniza Miranda e à Diretora de Benefícios Rebeca Teles, estiveram no I Encontro Regional de RPPS no Cariri e l Seminário sobre RPPS do PREVIJUNO, Regime próprio de previdência social com profissionalismo e transparência: Pilares de uma Gestão Responsável. O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de Maio em Juazeiro do Norte, PREVIJUNO, 10 anos de instituição, Novo Desafios.

Presidente da Assembleia anuncia indeferimento de pedido de impeachment de Camilo

Na abertura dos trabalhos na manhã desta quinta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará anunciou que o pedido de impeachment protocolado na presidência da Casa pelo deputado Capitão Wagner (PR) foi indeferido.

Zezinho explicou que ao receber o documento encaminhou para a Procuradoria da Assembleia, que teria dado parecer contrário. “Recebi o parecer e torno público neste momento. Ante o exposto, com suporte no artigo 327, do Regimento Interno desta Casa, além do Artigo 19 da Lei Federal nº 1.079/50, ficou decidido pelo não recebimento da denúncia apresentada pelo deputado estadual Capitão Wagner, em face da carência de justa causa apta a amparar o processamento do excelentíssimo senhor governador do Estado do Ceará, por crime de responsabilidade”, leu Zezinho.

Hospital do Coração do Cariri vai retomar atendimentos através do SUS

Atualmente, 121 pessoas aguardam a realização de cirurgia cardíaca e 13 pessoas esperam por implante ou troca de marcapasso.

Hospital do Coração do Cariri, único especializado no tratamento de doenças cardiovasculares da região, deve retomar os atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), suspensos após a falta de pagamento.

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF) conseguiu a revisão do teto da média e alta complexidade pelo Ministério da Saúde, garantindo um aumento de repasse financeiro de R$ 1,6 milhão anual para o município de Barbalha.

Além disso, três novos leitos de unidades coronarianas do Hospital do Coração do Cariri (HCC) foram cadastrados para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, o hospital deve retomar os atendimentos, que estavam suspensos.

Para os procuradores da República Celso Leal, Livia Sousa e Rafael Rayol, a meta é acabar com filas para realização de cirurgias do coração na região do Cariri. Atualmente, 121 pessoas aguardam a realização de cirurgia cardíaca e 13 pessoas esperam por implante ou troca de marcapasso.

Em reunião realizada na última quinta-feira, o MPF determinou a imediata regularização dos atendimentos, fixando 10 dias para que a Secretaria de Saúde de Barbalha realizasse estudos financeiros, a partir do aumento de repasse, para garantir atendimento a pacientes do SUS pelo Hospital do Coração do Cariri, além da revisão de condutas e procedimentos cardiológicos na unidade de saúde.

De acordo com os procuradores da República, a medida é necessária para regularizar a situação de atendimento a pacientes do SUS no HCC.

cearanews7

Câmara do Crato debaterá iluminação pública em audiência

A taxa de iluminação pública será tema de Audiência Pública que a Câmara Municipal do Crato promoverá na próxima terça-feira, 30, a partir das 10 horas no Plenário do Poder Legislativo cratense.

A temática tem sido bastante abordada esta semana, seja em ruas, praças, veículos de comunicação e especialmente em redes sociais como o Facebook.

O secretário municipal de Finanças, Carlos Eduardo Marino e um dos responsáveis pelo setor no município do Crato se somarão aos vereadores para discutir a taxa de iluminação pública que já foi tema primordial em sessões seguidas da Câmara. A população cratense é convidada a participar das discussões.

Câmara Municipal do Crato – Audiência Pública

Tema: Taxa de Iluminação Pública
Data/ horário: terça-feira, 30 de maio de 2017, às 10 horas
Local: Plenário Paulo Bezerra, da Câmara Municipal do Crato, localizado à Rua Senador Pompeu 468, Centro.

assessoria imprensa