LOGO-NEWS-CARIRI

Professores e estudantes da UFPE criam aplicativo para ajudar pessoas com limitação na fala

Publicidade

Professores e estudantes do Centro de Informática e Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolveram um aplicativo para ajudar crianças e adolescentes com alguma limitação na fala. Já em uso, o ‘Aboard’ traz palavras, figuras e situações que fazem parte da rotina da pessoa com a necessidade especial. (Veja vídeo acima)

“A ideia era criar um aplicativo para comunicação alternativa que pudesse emponderar pessoas com dificuldades, com atrasos na comunicação, a ter uma vida tranquila. Uma vida que você consiga se comunicar melhor com pessoas que não entendem o que você fala”, contou Robson Fidalgo, um dos coordenadores do projeto.

Na plataforma, cada palavra está ligada a um desenho, o que, segundo a coordenadora Tícia Ferro, facilita o aprendizado. Já o traçado das figuras segue um estilo simples. “As palavras são as mais utilizadas no dia a dia. Os pais, os professores ou os reabilitadores podem, durante o trabalho com a criança, inserir outros pictogramas a partir das necessidades daquela pessoa”, explicou.

Aplicativo ajuda quem tem paralisia ou autismo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Aplicativo ajuda quem tem paralisia ou autismo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Aplicativo ajuda quem tem paralisia ou autismo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Alisson, de 11 anos, nasceu com paralisia cerebral. Ao demonstrar como usa o aplicativo, ele diz o quanto gostou da novidade: “Adorei. É muito fácil [de mexer]”. Essa foi a intenção dos desenvolvedores. Possibilitar que essas pessoas consigam dizer o que querem, o que gostam e o que estão sentindo.

Aos 11 anos, Rafael tem autismo. A mediadora Isis Cajueiro acompanha o jovem há um ano e diz que a evolução dele é perceptível desde que começaram a usar a plataforma. “A gente consegue ter uma resposta mais rápida porque o Rafael é muito funcional. Por exemplo, ele diz o que quer lanchar. Acredito que [o aplicativo] me ajuda a trabalhar com ele, que também é ajudado porque se fazer entender é muito melhor”, ressalta.

O ‘Aboard’ funciona em qualquer plataforma como smartphone e tablete. Ele está disponível para baixar gratuitamente em aparelhos com o sistema operacional Android.

g1

Publicidade

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

FFC272FC-CA03-4A94-A7A0-38967487BE92
3FB15E2F-83D2-4049-A223-93DA1E6E9C5B

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas