Juazeiro do Norte – Centro de Referência do Idoso oferece serviços de empoderamento às pessoas da terceira idade

Publicidade

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), através do Centro de Referência do Idoso (CRI), desenvolve importantes atividades que trabalham a autoestima e autoconhecimento por meio de serviços específicos que promovem o envolvimento social entre as pessoas que se encontram acima dos 60 anos de idade.
O principal objetivo do CRI é oferecer às pessoas idosas condições psicológicas e físicas, trabalhando o envolvimento social por meio de atividades prazerosas. Educação física, hidroginástica, fisioterapia, massoterapia, atendimento geriátrico e psicológico, tanto individual quanto em grupo, artesanato e coral, equipe de enfermagem e de assistentes sociais todos os dias, são os serviços oferecidos pelo Centro, que atende, atualmente, 384 idosos.

Dona Nair Fernandes faz hidroginástica três vezes por semana e se sente mais ativa depois que começou a frequentar as atividades do CRI. “Sentia dores nos braços e pernas, mas hoje sou outra pessoa”, disse. Segundo o professor de educação física, Victor Albuquerque, os idosos se sentem melhores depois dos exercícios físicos porque é possível trabalhar o equilíbrio do corpo. “Dentro da piscina, a gravidade é diferente, então eles podem trabalhar melhor o corpo, o que ajuda muito nas atividades do cotidiano”, afirma.

Nas quintas-feiras, pela manhã, acontece o momento de socialização. Um forró com direito a sanfoneiros faz a festa e promove a interação dos participantes.
A SEDEST também estende esses serviços aos nove Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), distribuídos nos bairros de Juazeiro do Norte, onde é possível também marcar consultas médicas, consequentemente diminuir a longa espera nos Postos de Saúde da Família (PSF) do município, bem como participar de atividades de fortalecimento de vínculos familiares e com a comunidade.

Publicidade

Leia também