Federer sofre, mas bate Kyrgios e vai à final de Miami para duelar com Nadal

Um dos maiores duelos da história terá um novo capítulo neste domingo. O suíço Roger Federer teve problemas, mas derrotou na noite desta sexta-feira o australiano Nick Kyrgios por 2 a 1, parciais de 7/6 (9), 6/7 (9) e 7/6 (5), e está na final do Masters 1000 de Miami. Ele enfrentará, neste domingo (14h, com SporTV), o espanhol Rafael Nadal que, mais cedo, passou pelo italiano Fabio Fognini.

Federer e Kyrgios se enfrentaram nesta sexta-feira pela semifinal em Miami (Foto: Divulgação)Federer e Kyrgios se enfrentaram nesta sexta-feira pela semifinal em Miami (Foto: Divulgação)

Nadal e Federer já se enfrentaram duas vezes nesta ano, ambos com vitórias do suíço. Na final do Aberto da Austrália e nas oitavas de final do Masters 1000 de Miami. Na história do confronto, o espanhol ainda tem vantagem de 23 vitórias, contra 13 do suíço. Em decisões, são 14 resultados positivos para Nadal e oito de Federer.

A torcida ficou claramente ao lado de Federer, vibrando nos momentos importantes e vaiando quando Kyrgios reclamava do juiz. Em um determinado momento, o australiano mandou um “cala a boca” para o público.

Federer e Kyrgios se enfrentaram nesta sexta-feira pela semifinal em Miami (Foto: Divulgação)
Federer e Kyrgios se enfrentaram nesta sexta-feira pela semifinal em Miami (Foto: Divulgação)

O australiano Kyrgios é conhecido pelas suas confusões dentro e fora das quadras, mas também vem se consolidando como um dos melhores do Circuito. Com 21 anos, tem quatro títulos na carreira e chegou a ser 13º do ranking no ano passado. No jogo desta sexta-feira, conseguiu algumas jogadas muito boas, saques perfeitos em momentos decisivos, mas ainda pecou nas subidas à rede.

No início do primeiro set, os dois confirmaram os primeiros saques, mas Kyrgios sofreu um pouco mais, com um game com mais de dez minutos de duração. O primeiro a conseguir a quebra foi Kyrgios, que fez 4 a 3. Quando sacou para fechar o set, o australiano errou um voleio bobo, fez uma dupla falta, e o suíço igualou a parcial: 5 a 5. No tie-break, Federer chegou a perder um set point em seu saque, mas conseguiu fechar em 11/9.

Na segunda parcial, Kyrgios começou bem, chegou a dificultar o game de saque do rival, mas Federer confirmou: 1 a 1. O jogo ficou 3 a 3, e aí Kyrgios sacou, Federer teve dois break points, mas o australiano conseguiu se safar. A partida seguiu sem quebras rumo a mais um tie-break. No desempate, o suíço abriu vantagem duas vezes, mas Kyrgios foi buscar. O australiano, no entanto, mandou seu saque na rede e deu o match point para o rival. Federer desperdiçou, assim como Kyrgios quando teve a chance de fechar a parcial.

Nenhum dos dois desistia. Federer voltou a explorar a dificuldade de Kyrgios de responder seu saque forçado e chegou ao segundo match point.Desperdiçou mais uma vez, porém. Na bola para fora do suíço, o australiano teve mais uma chance de fechar a parcial. Não conseguiu. Logo depois, no entanto, se manteve vivo. Com um ace, fechou a parcial em 7/6 (9) e forçou o terceiro set.

A parcial decisiva se manteve equilibrada. Os dois tenistas pouco davam espaço para que o outro se impusesse em quadra. No nono game, Kyrgios se irritou ao não conseguir devolver o saque de Federer e jogou a raquete na quadra. Apesar do nervosismo, o australiano conseguiu segurar a onda e levou o jogo para mais um tie-break.

No desempate, ainda mais tensão. Federer começou com uma paralela incrível, mas Kyrgios conseguiu reagir. Quando tinha 5/4, alguém no público gritou “fora” e desconcentrou o australiano. O jogador se irritou e mandou mais uma vez que a torcida se calasse. Na sequência, emendou uma dupla-falta. O jogo, então, estava nas mãos de Federer. E o suíço não decepcionou. Com um saque incrível, fechou a partida: 7/6 (5). Kyrgios, mais uma vez, deixou sua raquete despedaçada no chão. De pouco adiantou.

globoesporte