LOGO-NEWS-CARIRI

Eunício debate com produtores de camarão as demandas da carcinicultura

Publicidade

NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA (5), O PRESIDENTE DO SENADO, EUNÍCIO OLIVEIRA (PMDB-CE), RECEBEU O DEPUTADO MOSES RODRIGUES (PMDB-CE) QUE, ACOMPANHADO DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE CAMARÕES, ITAMAR ROCHA, ALERTOU SOBRE OS RISCOS DA LIBERAÇÃO DA IMPORTAÇÃO DE CAMARÕES E OUTROS CRUSTÁCEOS PROVENIENTES DE PAÍSES CLASSIFICADOS COM ALTO RISCO DOENÇAS EPIDEMIOLÓGICAS.

SEGUNDO ITAMAR ROCHA, A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE EPIZOOTIA (OIE), RESPONSÁVEL PELA ANÁLISE E ACOMPANHAMENTO DE QUESTÕES SANITÁRIAS, OBSERVOU QUE, COM O RÁPIDO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA DE CARCINICULTURA, EXISTE A PROLIFERAÇÃO DE AGENTES PATÓGENOS QUE AFETAM NÃO APENAS A SAÚDE DOS CRUSTÁCEOS, MAS PRINCIPALMENTE A SAÚDE DOS HUMANOS QUE ACABARIAM CONSUMINDO OS ALIMENTOS CONTAMINADOS.

O SENADOR JOSÉ AGRIPINO (DEM-RN), QUE TAMBÉM PARTICIPOU DA REUNIÃO, CONCORDOU COM O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO. “PERMITIR A IMPORTAÇÃO DE CAMARÕES SEM ANÁLISE SANITÁRIA OU A ANÁLISE DE RISCOS É UMA PRÁTICA TEMERÁRIA”, ALERTOU.

DURANTE O ENCONTRO, O VICE-PRESIDENTE DO SENADO, CASSIO CUNHA LIMA (PSDB-PB), DISSE AOS PRESENTES QUE FOI INFORMADO PELO MINISTRO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, BLAIRO MAGGI, QUE A PASTA POSSUI LAUDOS SANITÁRIOS QUE AUTORIZAM A IMPORTAÇÃO DE CAMARÕES DE OUTROS PAÍSES.

O PRESIDENTE DA SENADO, EUNÍCIO OLIVEIRA, DISSE SER SENSÍVEL À CAUSA DOS PRODUTORES, MAS ACONSELHOU À ASSOCIAÇÃO A BUSCAR ENTIDADES TÉCNICAS RESPONSÁVEIS PELA ANÁLISE SANITÁRIAS PARA CONFRONTAR OS LAUDOS EXISTENTES E DESSA FORMA PODER CONTESTAR A AUTORIZAÇÃO DE IMPORTAÇÃO DE CAMARÕES POSSIVELMENTE CONTAMINADOS. “NÃO TEM SENTIDO IMPORTARMOS CAMARÕES QUE VÃO DESTRUIR A NOSSA FAUNA E ATENTAR CONTRA A NOSSA SAÚDE”, DEFENDEU EUNÍCIO.

O SENADOR JOSÉ PIMENTEL (PT-PI) LEMBROU AOS PRESENTES QUE A CONSULTORIA LEGISLATIVA DO SENADO PODE AJUDAR NA ELABORAÇÃO DE DOCUMENTO QUE VAI SERVIR PARA OUVIR IMPORTADORES E PRODUTORES E AINDA ANALISAR O LAUDO TÉCNICO QUE EMBASOU A DECISÃO DO MINISTÉRIO.

AO FINALIZAR A REUNIÃO, O PRESIDENTE DO SENADO, EUNÍCIO OLIVEIRA, GARANTIU QUE APENAS APÓS UMA ANÁLISE MAIS PROFUNDA DOS DOCUMENTOS, PODERÁ ENVIAR AO MINISTRO BLAIRO MAGGI QUALQUER PEDIDO DE EXPLICAÇÕES A RESPEITO DA AUTORIZAÇÃO DA IMPORTAÇÃO DE CAMARÕES E CRUSTÁCEOS DE OUTROS PAÍSES. “PARA OFICIAR PEDIDO DE EXPLICAÇÕES DO MINISTRO, PRECISAMOS DE EMBASAMENTOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS”.

Publicidade

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

FFC272FC-CA03-4A94-A7A0-38967487BE92
3FB15E2F-83D2-4049-A223-93DA1E6E9C5B

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas