Câmara do Crato – Resumo da sessão de segunda-feira, 10 de abril

Publicidade

Com duração de quase cinco horas, a sessão desta segunda-feira, 10 de abril, contou com outorga de título de cidadão ao radialista João Vieira e a presença do presidente da Saaec, Yarley Brito. Ele prestou esclarecimentos e respondeu dúvidas dos parlamentares.

“Ele se expressou muito bem, respondeu todos os questionamentos dos vereadores e do público para o qual abri espaço para que fizessem perguntas”, avalia o presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PRTB). “Tenho certeza que a população e os vereadores ficaram satisfeitos por essa primeira visita. Sei que a Saaec tem muitos problemas, mas em outras visitas ele explicará melhor alguns questionamentos que não deram tempo de ele responder”.

Yarley Brito está a frente da direção da Saaec há seis meses, dos quais três na atual gestão. Os primeiros quatro meses, segundo contou durante a sessão, serviram para conhecer a sociedade que gerencia o abastecimento e o esgoto em Crato.

Durante os esclarecimentos, Yarley Brito reiterou na Câmara que a tarifa de água em Crato é uma das menores do país. Disse, também, que mesmo com as deficiências que ainda encontra, a Saaec tem buscado prestar o melhor serviço possível aos seus usuários.

Inadimplência e qualidade da água

De acordo com o presidente da Saaec, cerca de 40% dos usuários estão inadimplentes com o pagamento pelo fornecimento de água. Outro ponto cobrado pelos vereadores é a qualidade da água, especialmente no bairro Vila Alta, cujo problema é antigo.

“Estamos discutindo e buscando uma solução dentro da realidade”, disse Yarley. “Estamos bombeando um poço para que a população da Vila Alta tenha uma água igual às dos outros bairros. Resolver o problema sem dinheiro é muito difícil, mas tenho melhorado a qualidade da água e sempre envio uma pessoa para verificar”, acrescenta.

Sugestões

Somadas às dúvidas e pedidos de esclarecimentos, vereadores apresentaram sugestões à Saaec. Roberto Anastácio (PTN) propôs ações que conscientizem os inadimplentes a quitar as dívidas e que o Plano Municipal de Saneamento priorize as localidades que não possuem qualquer forma de saneamento básico.

Para Amadeu de Freitas (PT), “a cidade precisa de uma ação de saneamento ambiental para que possa trilhar as condições de uma  cidade saudável. Sem saneamento nós não temos investimentos e o bom acolhimento daqueles que visitam nossa cidade”.

Pedro Alagoano (PSD) cobrou ações para três localidades da zona rural: Campo Alegre, Sítio Páscoa e Guaribas, especialmente o fornecimento de água com maior frequência e, assim como Fernando Brasil (PP) valorizou a permanência de Yarley Brito na presidência da Saaec.

O presidente da Saaec ainda ouviu e se posicionou sobre outras demandas, a exemplo de quais são as medidas que a entidade toma diante de ligações clandestinadas, questionadas por Thiago Esmeraldo (PP) e de como são feitas as ligações em loteamentos, indagada por Maurício Almeida (PDT).

Cidadãos apresentam demandas

Como sempre tem feito em cada sessão desde a primeira, a Mesa Diretora abriu espaço aos cidadãos que acompanham a sessão apresentassem suas demandas. Um deles cobrou melhorias para o Conjunto dos Artesãos, onde mora. Outra citou que o Plano de Saneamento Municipal deve prever o uso racional da água.

Título de Cidadão

Ainda nesta segunda-feira, 10, a Câmara Municipal do Crato outorgou o Título de Cidadania Cratense ao repórter João Vieira. Por três anos ele integrou os quadros do Jornal da Princesa, na Rádio Princesa FM e recentemente mudou-se para Assaré, sua terra natal. Nela, desempenhará função pública.

O título foi concedido através de Projeto de Resolução do vereador Pedro Alagoano (PSD) que se demonstrou honrado pela outorga. João Vieira, por sua vez, manifestou sentimentos de gratidão por receber o título. Ele também foi homenageado por diversas pessoas que entrevistou ao longo de três anos e que estavam presentes.

Pequeno Expediente

No Pequeno Expediente vereadores parabenizaram Pedro Lobo (PT) pela reeleição à presidência do PT em Crato. Ele ressaltou a obediência à democracia durante todo o pleito e sugeriu uma gestão compartilhada junto ao vereador Amadeu de Freitas, com quem concorreu ao cargo. Pedro Lobo ainda requereu envio de moção, pela Câmara, ao Assentamento 10 de abril que completa 26 anos.

Fernando Brasil (PP) destacou tanto a reeleição de Pedro Lobo como do primo dele, Aloísio Brasil, escolhido presidente municipal do PSDB.

Thiago Esmeraldo (PP) anunciou ter entrado em contato com a direção do Centro de Especialidades Odontológicas, através dos quais pede esclarecimentos dos motivos que fazem com que o equipamento esteja fechado há meses.

Maurício Almeida (PDT) registrou a realização da tradicional Corrida dos Jumentos, no Lameiro, que, segundo conta, obteve grande participação popular.

A vereadora Vicência Leandro (PMN) cobrou a recuperação de parte da Avenida Padre Cícero, no bairro Muriti, cujo trecho causou dois acidentes este final de semana.

Amadeu de Freitas (PT) registrou condolência à diocese do Crato e familiares de Dom Newton Holanda Gurgel, bispo Emérito do Crato que falecido na quinta-feira, 6.

Pedro Alagoano (PSD) destacou a exibição de trabalho de um artista cratense durante o quadro ‘Me Leva Brasil’ na edição deste domingo, 9, no Fantástico. Saiba mais sobre isto clicando aqui.

Líder do prefeito na Câmara, o vereador Renan Almeida (PEN) esclareceu algumas dúvidas de vereadores, a exemplo da falta de profissionais e de direção na escola Paulo Limaverde, em Santa Fé. Esses assuntos foram questionados pelo vereador Adil Sampaio (PSC) durante a sessão.

Publicidade

Leia também