Iniciada etapa de construção do planejamento estratégico para Juazeiro do Norte

A meta é gerir o Município com atuação pautada nos potenciais existentes, pelo desenvolvimento sustentável

Com o objetivo de realizar o planejamento estratégico de forma integrada, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Gestão, iniciou, nesta quinta-feira, 27, com a presença do Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, dos secretários municipais e técnicos das secretarias, workshop que marca o início da jornada de construção do plano. O trabalho contempla as principais necessidades voltadas para o desenvolvimento sustentável, nas diversas áreas. Os trabalhos para a elaboração do plano contam com a coordenação do economista e professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Lauro Chaves Neto, que tem atuando com consultorias e realizações de projetos para administrações municipais do Estado e instituições privadas.

Município referência

O Prefeito Arnon Bezerra destacou, durante a abertura do workshop, o trabalho que vem sendo empreendido no Município, e ressalta a responsabilidade e o comprometimento com a cidade, grande referência para a Região do Cariri. “Devemos fazer com que Juazeiro do Norte tenha a sua importância, no sentido de atrair toda a atenção de uma região, para, junto, prosperar, e não deixar e ninguém para trás, além de motivar outros municípios também”, afirma.

Arnon Bezerra ainda ressaltou que esse é início de um grande projeto em prol de Juazeiro do Norte e voltou a destacar uma das prioridades do seu governo, que é a melhoria dos índices da educação. “Precisamos melhorar as perspectivas para a Educação, e estamos no caminho certo, disse ele.

Primeira etapa

Para essa primeira etapa de trabalho, os participantes expressaram as necessidades para se ter um município com desenvolvimento sustentável, os objetivos e estratégias de cada secretaria, fechando nesta sexta-feira com a consolidação do plano. A ideia é potencializar os setores por meio do planejamento, atuando de forma integrada e transversal entre as áreas, aproveitando, com isso, segundo Lauro Chaves, o potencial de cada secretaria. Os eixos para proporcionar o processo de desenvolvimento foram sugeridos, com análise dos diversos aspectos, incluindo setores com potencialidade de melhoria.

Segundo o economista Lauro Chaves, que desde 1994 tem realizado trabalhos voltados para consultoria de empresas no Cariri, Juazeiro do Norte é um Município que tem mais potencial de coisas boas para o território e sociedade do Estado. Ele afirma que em alguns Municípios não é fácil fazer um plano, pela ausência de potencial, mas tem que fazer para ampliar as potencialidades daquela área. “E é para isso que estamos aqui, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Trabalhar em Juazeiro do Norte é fantástico”, afirma ele.

O economista destaca que, se cada secretaria trabalhar muito, mas não tiver um objetivo comum, não terá resultados. “Há ações que, com o objetivo comum de trabalho, se ganha em esforço, resultado, porque os recursos são escassos”, afirma. Ele ainda ressalta a necessidade de ter prioridades, envolvendo articulação entre todas as secretarias, com um ganho bem maior para a gestão.

Polícia descobre esquemas de fraudes na ‘Operação Carro-Pipa’ e prende 5 suspeitos no Ceará

Cinco pessoas foram presas em flagrante nos últimos dois dias por fraudes na distribuição de água em cidades do Ceará afetadas pela seca. Quatro suspeitos presos estavam com equipamentos que fraudavam a marcação da quilometragem dos carros-pipa da operação Carro-Pipa, do Governo Federal. Um outro motorista foi capturado por desperdiçar cerca de sete mil litros de água de um carro-pipa. As prisões ocorreram nos municípios de Solonópole, Icó e Canindé.

Um dos esquemas ilícitos foi descoberto nesta quinta-feira pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma abordagem de rotina de policiais da Unidade Operacional de Canindé. Os policiais abordaram uma caminhonete L200 e localizaram uma bolsa com cinco rastreadores que deveriam estar instalados em carros-pipa para marcar a quilometragem da rota de entrega de água.

Dois ocupantes do veículo foram presos em flagrante e confessaram que faziam parte do esquema fraudulento. Eles disseram aos policiais rodoviários que estavam percorrendo a rota que deveria ser do carro-pipa. O proprietário dos carros-pipa compareceu ao local e também foi preso.

A PRF também prendeu um motorista na cidade de Icó. O homem também estava em um carro de passeio com equipamentos rastreadores de carros-pipa ligados para burlar a quilometragem. No interior do automóvel, os policiais também encontraram documentos referentes a um caminhão e folhas contendo anotações de quilometragens e pagamentos da Operação Carro-Pipa.

Questionado sobre os documentos, o condutor relatou que trabalha na operação de abastecimento de água no Ceará e que fazia o esquema porque o caminhão que ele dirige e é cadastrado na operação está em manutenção numa oficina.

Após as prisões, os suspeitos e os rastreadores apreendidos foram levados para a Delegacia da Polícia Federal, onde foram ouvidos e autuados pela fraude.

Fiscalização

Conforme Exército Brasileiro, a fiscalização do serviço é realizada de duas maneiras: a primeira fisicamente com equipes de fiscalização que constantemente estão nas localidades assistidas. A segunda é por meio de um sistema de rastreamento que conta com um Módulo Embarcado de Monitoramento (MEM) que permite o acompanhamento da captação e entrega da água.

Nos casos de prisões de prestadores de serviço pelos órgãos de segurança pública por tentativa de fraude, a 10ª Região Militar, afirma que foi imediatamente informada pelos mesmos e acompanha o desenvolvimento dos processos jurídicos abertos contra os fraudadores.

Motorista foi preso desperdiçando água em Solonópole (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Motorista foi preso desperdiçando água em Solonópole (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Água desperdiçada

Na terça-feira, a Polícia Militar prendeu um motorista desperdiçando cerca de sete mil litros de água que estavam em um tanque de um caminhão-pipa na cidade de Solonópole. O suspeito alegou que a água estava imprópria para o consumo e, por isso, despejou a água.

Os policiais constataram que o condutor não era legalizado na Operação Carro-Pipa. Representantes do Exército Brasileiro, órgão responsável pela operação, foram ao local e constataram a irregularidade.

O motorista foi preso em flagrante e levado para a Delegacia Regional de Senador Pompeu, onde foi autuado em flagrante por “corromper ou poluir água potável, de uso comum ou particular, tornando-a imprópria para consumo ou nociva à saúde”, crime previsto no artigo 271 do Código Penal.

g1

Dois funcionários são encontrados mortos em rede de esgoto de condomínio no Recife

Dois funcionários do condomínio Le Parc no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, foram encontrados mortos na rede de esgoto do local, na tarde desta quinta-feira (27). Acionados por volta das 17h, os Bombeiros chegaram ao local quando os dois homens já estavam mortos. A Polícia Civil de Pernambuco vai investigar o caso.

A corporação, então, realizou o trabalho de retirada dos dois corpos. Os bombeiros, no entanto, não souberam informar o que provocou a morte dos funcionários, que tinham 25 e 35 anos. O Instituto de Medicina Legal (IML) recolheu os corpos para a sede localizada em Santo Amaro, na área central do Recife.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, profissionais do Instituto de Criminalística também foram ao local. A reportagem segue tentando entrar em contato com a administração do condomínio para apurar o que pode ter motivado a morte dos dois trabalhadores.

g1

Ausência de carimbo em atestado de óbito impede pais de enterrar criança que ficou 3 meses sumida na BA

Um erro no atestado de óbito impediu os pais da garota Gabrielly Gomes Santana, de 7 anos, encontrada morta após ficar desaparecida por três meses na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, de enterrar os restos mortais da criança nesta quinta-feira (27). Por causa do problema, o sepultamento foi adiado para a sexta-feira (28).

O enterro nesta quinta estava marcado para ocorrer às 15h, no Cemitério São Jorge, mas o fórum de Feira de Santana não liberou a guia de sepultamento porque a declaração de óbito que o pai de Gabrielly recebeu do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador estava sem o carimbo de um médico.

Familiares e amigos acompanharam velório, mas não puderam realizar enterro de criança em Feira de Santana (Foto: Reprodução/TV Subaé)
Familiares e amigos acompanharam velório, mas não puderam realizar enterro de criança em Feira de Santana (Foto: Reprodução/TV Subaé)

Os restos mortais da menina estava sendo velado desde o início da tarde no Hospital Dom Pedro, onde familiares, amigos e outras pessoas que se comoveram com o caso se reuniram para despedir da garota. O problema no atestado, no entanto, só foi descoberto no momento de realizar o enterro.

Os pais lamentaram o adiamento do enterro. “Faz 97 dias que minha filha desapareceu e eu estou em estado de choque até hoje, eu e minha família. E na hora de sepultar a minha filha, dá um problema desse aqui”, disse o pai da menina, Joilson Santana, bastante emocionado.