SSP diz que é falsa, mensagem que anuncia greve da PM nesta sexta-feira

A Secretaria da Segurança Pública e o Comando-Geral da PM reforçam que o policiamento em todo a Bahia será mantido nesta sexta-feira (28). Ressalta ainda que a mensagem que circula nas redes sociais apontando uma possível paralisação, atribuída a Associação de Praças da Polícia Militar é FALSA, conforme confirmação com a própria APPM.
A SSP enfatiza que será garantido o direito democrático dos baianos protestarem. Havendo bloqueio de rodovias, estradas, ou qualquer tipo de via, serão adotados os protocolos para liberação do trânsito, pois é preciso garantir também o direito de ir e vir do cidadão que não aderiu ao movimento. Por fim, a SSP espera que as manifestações transcorram de maneira pacífica.

 

ssp

Eunício consegue entendimento e aprova fim do foro privilegiado

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) colocou em pauta e o plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (26), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 10/13) que extingue o foro privilegiado para todos os cargos no caso de crimes comuns como homicídio, corrupção ou obstrução à Justiça.

A apreciação do texto era uma das reivindicações da população, um dos itens constantes nas manifestações de rua.

Durante discussão da matéria em plenário, Eunício destacou o intenso trabalho dos senadores em busca do entendimento para que houvesse um consenso na votação em plenário.

O parlamentar definiu a sessão desta quarta-feira como histórica e disse que o texto foi fruto de muito diálogo e do exercício da boa política. “Acabamos com o injustificável privilégio do foro por prerrogativa de função, atendendo ao clamor popular que nos reclamava isso há anos. Acabamos com o foro dito “privilegiado”, não para os seiscentos parlamentares e ministros, mas para todas as 35.000 pessoas que tinham direito a essa prerrogativa, do vereador ao membro do Conselho Nacional de Justiça”, ressaltou.

Bastante elogiado pelos senadores em razão da forma como conduziu as articulações e a inclusão da matéria na pauta, Eunício agradeceu o empenho dos pares na discussão do texto e creditou a aprovação à colaboração da população. “Congratulo-me com esta Casa e com o povo brasileiro pela sessão de hoje, que marca, inegavelmente, um grande avanço institucional no Brasil”, reconheceu.

Abuso de autoridade

Ainda na sessão desta quarta-feira os senadores aprovaram o projeto (PLS 85/17) que define crimes de abuso de autoridade. A matéria também foi fruto de um amplo entendimento entre os parlamentares. O texto abrange atos que podem ser cometidos por servidores públicos e membros dos três poderes da República, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas e das Forças Armadas. Ele segue para a Câmara dos Deputados.

Para Eunício, a proposta põe fim a uma prática que se perpetua e que altera o dia a dia do cidadão brasileiro. “Regulamos o combate ao abuso de autoridade, uma excrescência que afeta o cidadão diariamente, da “carteirada” na fila do cinema à prisão injusta; dos maus tratos na delegacia ao vazamento criminoso de informações sigilosas”, afirmou.

As duas matérias seguem agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

Afonso Sampaio esteve na capital em busca de recursos para mais obras em Nova Olinda

O Prefeito Afonso Sampaio, esteve em Fortaleza , onde visitou os órgãos governamentais , com o objetivo de conseguir recursos que possam trazer melhorias de vida aos Novolindense. Em visita ao Palácio Do Governo, foi recebido pelo Governador do Estado Do Ceará, Camilo Santana, aonde se reuniu é reivindicou recursos para: reforma das praças, ampliação do cemitério e asfaltamento na estrada Nova Olinda a Farias Brito.

Juazeiro do Norte – Ginásio Poliesportivo recebe melhorias

Enquanto a grande reforma do Ginásio Poliesportivo não acontece, o poder Público municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (Sejuc), realiza uma série de melhorias nas dependências do equipamento.

A Secretária de Infraestrutura (Seinfra) Gizele Menezes, junto com o Secretário de Esporte, Juventude e Cultura, Luciano Basílio, já realizaram uma visita ao equipamento. Na oportunidade, Luciano apresentou as principais demandas do local e algumas ideias para o futuro. A Seinfra já está em fase de criação do projeto de reforma do Poliesportivo e em breve será aberto o processo licitatório e as obras serão iniciadas.

Todo o Ginásio será pintado tanto externamente como internamente, a quadra principal receberá melhorias, assim como uma as quadras externas. No momento, uma das quadras externas está sem condições de uso, ela será totalmente revitalizada e disponibilizada para a população. Alguns banheiros também já foram recuperados, o bebedouro está em manutenção para melhor atender a comunidade que utiliza o equipamento.

Até o mês de junho, os horários de uso do Ginásio serão expandidos. Hoje o ginásio funciona durante a semana das 7h às 22h, no sábado das 6h às 20h e aos domingos das 6h às 12h. Os novos horários de funcionamento serão: de segunda à sexta-feira das 7h às 0h, no sábado das 6h às 22h, e no domingo, das 6h às 18h.