Violência no fim de semana deixou 39 mortos no Ceará em acidentes e assassinatos

Ao menos, 39 pessoas morreram de forma violenta no fim de semana em todo o estado do Ceará. No período entre a última sexta-feira (7) e o começo da madrugada de hoje (10), Foram contabilizadas pelas autoridades policiais de plantão 31 ocorrências de homicídios, além de oito óbitos decorrentes de acidentes de trânsito. O balanço ainda é parcial.

Em Fortaleza, 17 pessoas foram assassinadas nos seguintes bairros:  Jangurussu (2 casos), Antônio Bezerra, Bom Jardim, Bonsucesso, Praia do Futuro, Ancuri (duplo homicídio), Fátima, Cambeba, Edson Queiroz, Maraponga, Parque São José (duplo homicídio), Caça e Pesca, João XXIII e Barra do Ceará.

Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a Polícia fez o registro de apenas três crimes de morte, nos Municípios de Aquiraz (localidade Alto Alegre), Eusébio (Jabuti) e Itaitinga (Riachão).

Sertão

No Interior Norte, foram registrados quatro assassinatos. Dois deles ocorreram na periferia da cidade de Sobral e outro em São Benedito, onde um assaltante morreu em uma  troca de tiros com policiais militares do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). Já na cidade de Acarape, um homem que praticava desordens e tentou matar guardas municipais acabou baleado e morto.

Já no Interior Sul, foram mais sete assassinatos  registrados nos Municípios de Juazeiro do Norte, Tauá, Parambu, Russas, Acopiara, Quixeramobim e Quixadá.

Acidentes

Um grave acidente de trânsito deixou duas pessoas mortas, mãe e filha, na rodovia CE-122, quilômetro 72, no Município de Ibaretama (a 130Km de Fortaleza) no último sábado. O capotamento de um veículo matou a dona de casa Vileida Gomes de Menezes e um dos seus filhos. A criança estava sendo amamentada no momento do desastre. O marido dela e outro filho do casal  ficaram feridos mas sobreviveram ao sinistro.

Em Fortaleza, foram registrados dois óbitos em acidentes de trânsito. Em um deles, um homem foi atropelado e morto por um caminhão na Avenida Coronel Carvalho, na Barra do Ceará.  No segundo, uma mulher morreu atropelada na Rua Paulo de Castro, no bairro Lagoa Redonda.

Uma colisão entre duas motocicletas deixou um morto no Município de Massapê. A vítima fatal foi identificada como Evilázio Melo Rodrigues Júnior.

Outra colisão, entre uma Hilux e um automóvel Prisma, na cidade de Guaraciaba do Norte, resultou na morte da jovem Gabriela Maria de Sousa Aragão, 22 anos. A irmã dela, Maria Graziela de Sousa Aragão, 33, ficou ferida gravemente.

Outro acidente com morte ocorreu no bairro Areias, na cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do estado. O jovem Janderson Cândido dos Santos perdeu o controle de sua moto, que se chocou contra um poste da rede de iluminação pública. Ele teve morte instantânea.

No Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, morreu o jovem Fábio Félix da Silva, 19 anos, horas após sofrer um grave acidente de moto na cidade de Altaneira (a 550Km de Fortaleza), na noite de domingo, por volta de 19 horas.

cearanews7

Administração municipal de Nova Olinda chega a 100 dias com várias realizações

A Prefeitura de Nova Olinda realiza uma série de reformas em algumas unidades de saúde e Escola do nosso município. Na manhã desta segunda-feira (10), o prefeito Afonso Sampaio realizou vistoria em duas delas, o Centro de Saúde do sítio Várzea e o Centro de Saúde Antônia Domingos. Durante a inspeção, Afonso Sampaio ressaltou que a reforma das unidades de saúde abrange toda a estrutura física, visando garantir maior conforto, acolhimento e segurança no atendimento à população.

Carlos Erivelton

Farias Brito – Prefeito Ze Maria recupera passagem molhada da zona rural de Cabeceira

O prefeito Dr. José Maria Gomes, através da secretaria de Obras e Infraestrutura fez a recuperação da passagem molhada localizada na Zona Rural da Cabaceira, mesmo no período de muita chuva o Secretário de Obras e Infraestrutura Cicero Edno, está trabalhando para melhoria das estradas de nosso município.

A passagem molhada que dar acesso a comunidade da Canabrava, apresentava várias erosões oferecendo risco de acidentes aos usuários da mesma, agora com a reforma, está em perfeita condição de uso, facilitando o tráfego de carros, motos e bicicletas.

PSDB tem novo presidente no Crato

O médico Aloísio Brasil é o novo presidente do PSDB no Crato. Ele tomou posso neste domingo, durante a convenção do partido realizada na Câmara Municipal e que contou com a presença do ex-prefeito Samuel Araripe e do atual presidente da Câmara Municipal Florisval Coriolano.
Samuel Araripe evitou falar de uma provável candidatura à Assembleia Legislativa, mas tão posição é definida por seus correligionários. A Aloísio Brasil, além de desejar boa sorte, o ex-prefeito disse que estará a disposição do jovem médico para ajudar no crescimento do PSDB cratense. A convenção também contou com a participação do vereador Jales Veloso

flaviopintonews

Mulher morre e outra fica ferida em acidente entre dois veículos no Ceará

Uma mulher morreu e outra ficou ferida em um acidente em Guaraciaba no Norte, na Serra da Ibiapaba, no Norte do Ceará, envolvendo dois carros, uma Hylux e um Prisma. De acordo com informações da Polícia Militar, o acidente ocorreu por volta das 5h30 da manhã deste domingo (9), na saída do município. De acordo com informações dos moradores da região, os dois motoristas estavam disputando um ‘pega’.

Na colisão, a Hyllux capotou e uma das passageiras do veículo – Gabriela Maria Sousa Aragão, de 22 anos – morreu no local. A irmã dela, Maria Graziela de Sousa Aragão, de 33 anos, teve ferimentos graves e foi levada para o Hospital Santa Casa de Sobral, onde passa por exames. O hospital não prestou informações sobre o estado de Maria Graziela.

O motorista da Hylux fugiu do local. O motorista do Prisma abandonou o carro no local do acidente e também fugiu. Policiais isolaram o local para que a perícia nos dois veículos seja realizada. Os dois motoristas deverão se apresentar na Delegacia Regional de Sobral para prestar depoimentos sobre o acidente.

g1

“Mirella agora é um símbolo da violência contra a mulher”, declara mãe de jovem morta em flat

O que a gente fez hoje é por outras Mirellas que estão na nossa sociedade. É para que a justiça seja feita e para que esse crime não caia no esquecimento. Mirella agora é um símbolo da violência contra mulher e eu vou lutar até o fim da minha vida para combater esse tipo de situação”, declarou Suely Cordeiro, mãe da jovem, de 28 anos, morta em um flat onde morava, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na quarta-feira (5). O autor do crime, segundo a polícia, é o comerciante Edvan Luiz da Silva, 32 anos, vizinho da vítima. Ele está preso desde a quinta (6).

Emocionada, Suely participou da caminhada realizada neste domingo (9), na orla de Boa Viagem. Para ela, o caso de Mirella é ‘uma tragédia para a sociedade’. Ela explicou que o ato não foi idealizado por familiares e amigos somente para honrar a memória da filha, mas para evitar outros crimes semelhantes.

Parentes e amigops de Mirella levaram faixas para a orla do Recife (Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press)Parentes e amigops de Mirella levaram faixas para a orla do Recife (Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press)

Parentes e amigops de Mirella levaram faixas para a orla do Recife (Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press)

Além de amigos e parentes, integrantes de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estiveram presentes na caminhada. “Precisamos cobrar da Justiça, do Ministério Público e do governo do estado uma união com a sociedade para exigir uma condenação exemplar para esse assassino”, afirma o representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE, Marcelo Santa Cruz.

Representante da Secretaria da Mulher do Recife, Fernanda Lima também acompanhou a mobilização. Ela acredita na manutenção dos debates sobre gênero para fortalecer o combate à violência contra a mulher.

“Temos que fazer esse enfrentamento desse tipo de postura e defender a mudança comportamental na nossa sociedade. Atualmente, o Recife é uma das poucas cidades com políticas públicas voltadas para as mulheres. É preciso manter o debate sobre gênero nas escolas para evitar esse tipo de situação”, frisou.

O ato

Mãe de Mirella foi amparada por amigos (Foto: Marlos Costa/ Pernambuco Press)Mãe de Mirella foi amparada por amigos (Foto: Marlos Costa/ Pernambuco Press)

Mãe de Mirella foi amparada por amigos (Foto: Marlos Costa/ Pernambuco Press)

Carregando uma rosa branca nas mãos e um terço no colo, os pais da jovem assassinada receberam solidariedade de parentes e amigos de Mirella. Muito emocionados, eles pediram justiça para honrar a memória da filha. “O que nós queremos é que a justiça seja feita e que esse criminoso pague pelo que fez”, afirmou a tia de Mirella, Sônia Sena.

Acompanhado pelo grupo feminino de percussão Sambadeiras, o grupo caminhou à beira mar. Além das fotos de Mirella, também estampavam nas camisas o retrato de Alice Seabra, pernambucana morta pelo padrasto em 2015.

Amiga de Mirella, a personal trainer Bárbara Tenório explicou que a manifestação tem o objetivo de proteger a vida de outras mulheres vítimas de violência. “O assédio contra mulheres hoje em dia é muito grande. Mirella lutava muito contra esse tipo de machismo, contra todo tipo de preconceito. Sabemos que ela não vai mais voltar, mas queremos acabar com esse tipo de violência e proteger outras mulheres”, conta.

Entenda o caso

Vizinho acusado de assassinar fisioterapeuta é levado para o Cotel

Tássia Mirella de Sena Araújo foi morta com um golpe de faca na manhã da quarta (5), no flat em que morava, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Devido à resistência para falar com os policiais que foram ao local do crime, o vizinho da fisioterapeuta, Edvan Luís da Silva, foi considerado suspeito do crime. (Veja vídeo acima).

No mesmo dia, ele seguiu para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Cordeiro, na Zona Oeste, para prestar depoimento. Amigas da vítima e o síndico do prédio também compareceram ao local para auxiliar a polícia na busca por evidências que pudessem levar ao autor do crime.

Por meio do trabalho de perícia, foram encontrados pedaços da pele de Edvan sob as unhas de Mirella, o que justifica os arranhões encontrados no corpo dele. Os peritos também encontraram fios de cabelo dele nas mãos da vítima.

Na quinta (6), Edvan Luís seguiu para uma audiência de custódia e foi acusado de homicídio qualificado pela Justiça, que pediu prisão preventiva do criminoso. Após a determinação, ele foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

g1