LOGO-NEWS-CARIRI

Várzea Alegre – Prefeito Zé Helder conhece projeto de alunos que usa drone no combate ao aedes aegypti

Publicidade

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), foi à Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Iran Costa, no bairro Betânia, na tarde desta ultima terça-feira, 28, conhecer um projeto dos alunos do 3º ano do curso de eletrotécnica que será utilizado no combate ao aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya.

 

O projeto vem sendo desenvolvido pelos alunos Pedro Vitor Ferreira Máximo e Vinícius Cardoso Viração, com acompanhamento do professor Raimundo Bezerra da Silva Neto desde 2015, com a iniciativa de aliar a tecnologia às ações de combate ao mosquito aedes aegypti com o uso de um drone. Esse equipamento é aparelhado com uma câmera com abertura de 170 graus, tem alta resolução e pode ainda levar o material de combate ao mosquito para ser aplicado nos pontos de focos de larvas.

 

Pedro Vitor é praticante de aeromodelismo. Daí foi um passo para unir a ideia ao projeto escolar e usar um drone para mapear áreas de difícil acesso ou locais como prédios e residências fechados onde o Agente Comunitário de Saúde (ACS) não pode entrar. “Pensamos em desenvolver algo que pudéssemos utilizar a serviço da sociedade e, ao mesmo tempo, pôr em prática alguns dos assuntos que víamos na sala de aula”, disseram os alunos.

 

Os alunos fizeram a apresentação do projeto ao prefeito Zé Helder mostrando as vantagens e avanços que podem representar o uso de drones com o mapeamento de áreas no combate ao aedes aegypti. Zé Helder se comprometeu em colaborar formando parceria para utilizar a ferramenta no combate ao aedes aegypti.

 

A ideia inovadora dos estudantes varzealegrenses já ganhou o estado com destaque na imprensa em diferentes sites de notícias.

 

Campanha

 

Zé Helder destacou que o projeto que usa drone no combate ao aedes aegypti é inovador, mas que será importante o trabalho dos agentes de endemias e de saúde, dos médicos, das escolas e das famílias varzealegrenses para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya.

 

O prefeito anunciou para o mês de abril uma ampla campanha de combate ao aedes aegypti e que há preocupação do governo do Estado com os casos de chikungunya. Segundo Zé Helder, o secretário estadual da Saúde, Henrique Javi, disse recentemente que este ano, além da dengue e da zika, os casos de chikungunya serão o problema maior a ser combatido e exige a integração da comunidade para não perder essa luta.

 

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas