Use a tecnologia para agilizar tarefas domésticas e integrar a família

Aquele velho e bom caderninho com contas a pagar, datas de aniversário, lista de supermercado e consultas ao médico está perdendo o lugar para a tecnologia. Quem adotou aplicativos para ajudar na organização da casa ou usa planilhas compartilhadas está tão satisfeito que não quer nem lembrar das anotações feitas à mão.

Em casa, o advogado Ricardo Silveira Petrone, 37, usa planilhas para controlar receitas e despesas, que incluem gastos com o mercado e roteiros de viagem.

— Após o casamento, passei a usar planilhas diariamente e acesso a qualquer momento, seja pelo notebook ou pelo celular. É uma alternativa mais descomplicada que os aplicativos e traz diferentes funções, combinações e formatações para que você possa se adequar como quiser, sem o “engessamento” de alguns apps.

Organização e controle na nuvem
Mas, depois de registradas as informações como ter a certeza de que todos da casa terão acesso? Aí entra a nuvem, que nada mais é do que uma opção de armazenamento segura, simples e rápida para enviar e compartilhar arquivos pela internet. Outra vantagem importante é poder acessar seus arquivos de qualquer dispositivo e sempre que desejar.

— A facilidade na organização das contas é notável. Eu e minha esposa utilizamos a mesma planilha, na qual cadastramos nossas despesas individuais e coletivas. No início do mês, a planilha já nos mostra quanto será a despesa de cada um nas contas compartilhadas (apartamento, luz, condomínio) e o valor total das despesas individuais (cartões de crédito e outras contas).

Muito além das despesas
Para a especialista em Gestão e Organização Doméstica, Ingrid Lisboa, a construção de uma planilha é sempre bem-vinda e pode ir além das despesas, ao incluir também a lista de tarefas do lar que serão executadas pelos filhos e pelo marido. Quem conta com a ajuda de uma funcionária, deve envolvê-la e dedicar um tempo para ensiná-la um pouco de tecnologia.

— O aplicativo Evernote é uma opção interessante para fazer anotações no smartphone. Essas notas podem incluir fotos, áudios e listas de compras. Tudo pode ser compartilhado no grupo da família.

Gestão compartilhada
Ingrid reforça que a responsabilidade com os afazeres domésticos é de toda família.

— A casa ainda é vista como um assunto feminino, mas essa gestão das tarefas domésticas deve ser feita por todos e é possível envolver cada um, do marido aos filhos adolescentes. Com as crianças é sempre mais fácil, pois podemos apelar para algo mais lúdico.

Aplicativos para um lar perfeito
Evernote: o aplicativo ajuda a organizar notas por cadernos e traz a possibilidade de acrescentar tags para facilitar a localização e a consulta. É possível incluir fotos, áudio, capturas de tela e até mesmo anexos. Feito isso, basta compartilhar com os demais membros da família.

Google Keep: permite criar anotações com a inserção de fotos, áudio e outros elementos. Com um sistema de organização baseado em cores, o app é muito bem-vindo para quem é mais visual.

Cal: clean e funcional, esse calendário sincroniza dados com o Google Calendar e o Exchange.

Guia Bolso: permite a sincronização de várias contas bancárias e oferece um controle detalhado dos gastos gerais da casa. O aplicativo ainda traz um gráfico das despesas mensais e informa onde você está gastando mais.

Boa Lista: esse aplicativo ajuda a criar uma lista padrão de compras e também mantém uma lista paralela com itens avulsos. Mas as vantagens desse app não param por aí. Ele também ajuda a economizar, pois compara preços de produtos de lojas e supermercados próximos. Outro diferencial importante é a possibilidade de saber rapidamente quanto custou um item adquirido no mês anterior.

Dr. Drauzio Primeiros Socorros: o app assinado pelo médico Drauzio Varella traz orientações básicas para acidentes do dia a dia, como um leve tombo na escada ou um pequeno corte no dedo. As informações são úteis principalmente para casos em que o socorro imediato se faz necessário. Vale lembrar que nada substitui o atendimento médico.

r7