Tuberculose: Piauí registrou 2.595 casos nos últimos três anos

Publicidade

Nos últimos três anos o Piauí registrou 2.595 casos de tuberculose, sendo 888 em 2014, 833 em 2015 e 874 em 2016. Segundo a Secretaria de estão de saúde (Sesapi), o estado tem uma incidência de 20,4 por 100 mil habitantes, ocupando o 23º lugar entre os estados do Brasil, 9º lugar na região nordeste e é o 19º em coeficiente de mortalidade no país.

A tuberculose é uma doença curável em praticamente 100% dos casos novos, sensíveis aos medicamentos anti-TB, desde que obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa por 6 meses e a adequada operacionalização do tratamento. Sendo o esquema básico para o tratamento da TB em adultos e adolescentes (2RHZE/4RH), para caso novo e retratamento.

Segundo o boletim epidemiológico da Sesapi, 27 cidades do Piauí ficaram sem registro de casos nos últimos três anos. Levando em conta apenas o ano passado, 93 municípios ficaram silenciosos. O documento mostrou ainda que 24 cidades correspondem a 68,1% do total de casos diagnosticados no Piauí.

O Piauí vem trabalhando em parceria com os municípios, através do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT), na capacitação e manejo clínico dos casos, realizando estratégias de apoio, distribuindo materiais educativos e incentivando a busca ativa da doença, que é através dela que se detecta precocemente a tuberculose.

Para conscientizar a população, municípios e profissionais de saúde sobre o diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, a Sesapi incentiva ações de prevenção, alusivo ao dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Uma dessas ações para reforço de estratégias de combate nos municípios é a realização do IV Fórum Estadual Integrado de Tuberculose e Hanseníase no Piauí. O evento será realizado pela Secretaria de Saúde, no dia 4 de Maio, no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina. O Fórum é voltado aos municípios, por meio de representantes que acompanham as referidas doenças em suas cidades. A ação está inserida na programação do III Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde.

g1

Publicidade

Leia também