Três praias de Olinda recebem operação para ordenar comércio informal e controlar ocupação de calçadas

Publicidade

As Praias de Rio Doce, Bairro Novo e Casa Caiada, em Olinda, receberão uma operação de controle urbano realizada pela prefeitura do município. Anunciada nesta quinta-feira (23), a ação tem o objetivo de ordenar o comércio informal, coibir infrações de trânsito e controlar a ocupação de calçadas e ciclovias, mas não teve a data do seu início divulgada pela administração municipal.

“Vamos fazer um levantamento em toda a orla de Olinda, especificamente em relação a barraqueiros, para fazer o cadastramento dessas pessoas. Será uma operação educativa e repressiva, que irá apreender materiais e multar quem estiver em locais irregulares”, explica o secretário André Botelho, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano Natural.

A ação também busca priorizar os espaços livres para circulação na areia e evitar o acúmulo de lixo, realização de eventos privados e fluxo de motocicletas e animais. Com a medida, cada um dos barraqueiros passará a ter direito a dez mesas e 40 cadeiras.

Em relação à segurança, o efetivo da Guarda Municipal que circula na área aos sábados e domingos passará de seis para 12 homens. A operação também terá a parceria da Polícia Militar. Haverá, ainda, a instalação de uma unidade móvel com câmeras de videomonitoramento, instalada na Praça Duque de Caxias, no Bairro Novo.

“Estamos trabalhando de forma integrada para garantir a segurança das pessoas que vão à praia para tomar banho ou se divertir”, comenta o secretário de Segurança Urbana, Coronel Pereira Neto.

g1

Publicidade

Leia também