SETUR realiza reunião para alinhamento da Semana Padre Cícero e V Simpósio Internacional do Padre Cícero

Publicidade

Juazeiro do Norte sediará dois grandes eventos durante o mês de março, voltados para a comemoração de aniversário do Padre Cícero Romão Batista e estudos acadêmicos em torno da figura do sacerdote, com grande participação do público. Com a finalidade de discutir o processo de atuação da administração municipal, foi realizado na última terça-feira, reunião sobre a Semana Padre Cícero e o V Simpósio Internacional do Padre Cícero, que acontecem simultaneamente.

A reunião foi o início de um alinhamento para fomentar a parceria da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através das Secretarias de Turismo e Romaria (SETUR), Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Educação (SEDUC), Desenvolvimento Econômico (SEDEC), e Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), com a Universidade Regional do Cariri (URCA).

Além dos secretários dessas pastas, estiveram presentes os membros da comissão organizadora do Simpósio, a presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda, e os técnicos de Cultura do Serviço Social do Comércio (SESC). Durante os dias 20 a 24 de março, entre a programação prevista, como palestras, mesas redondas, rodas de conversas, grupos de trabalho e lançamentos de livros, o SESC preparou programação cultural, com apresentações de artistas populares da região e de outros estados, como grupos de reisados, bandas cabaçais, quadrilhas, além de espetáculos musicais, de danças, de literatura e exposições de vídeo documentários e esculturas.

Todas as apresentações estarão dentro dos eixos temáticos tanto da Semana Padre Cícero, que contará com o V Simpósio Internacional do Padre Cícero dentro de sua programação, com o tema ‘Reconciliação… E agora? ’. Serão narrativas sobre a vida do Padre Cícero no contexto político e religioso. “Esses eventos se revestem de uma importância, devido a sua temática. Pretendemos trazer discussões que façam diferença na sociedade”, afirmou a coordenadora geral do Simpósio, Professora Fátima Pinho.

Nesse sentido, será debatido com a Assembleia Legislativa a criação de uma frente parlamentar pela beatificação do Padre Cícero. A partir disso, será realizado um abaixo-assinado, a ser iniciado no V Simpósio, e que permanecerá depois de seu término.

Este ano, além missas, renovações das famílias juazeirenses ao Sagrado Coração de Jesus, procissões e a tradicional Corrida Padre Cícero, as festividades também são em comemoração aos 173 anos do nascimento do Patriarca de Juazeiro do Norte. “Para marcar o momento, serão dispostas 173 mesas, com quatro cadeiras cada para a festa das famílias, na praça da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Cada uma traz um bolo para cantar os parabéns da figura central do evento, o Padre Cícero”, afirmou a coordenadora de romarias da SETUR e da Semana Padre Cícero, Leda Barros.

CEREST discute precarização do Trabalho com servidoras em Seminário

Começou nesta quarta-feira, 8, o I Seminário sobre Precarização do Trabalho e Implicações na Saúde das Trabalhadoras, promovido pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST. O evento acontece até a próxima sexta-feira, e além de palestras vai trazer momentos de lazer, sessões de massoterapia e até uma aula de defesa pessoal.

No primeiro dia, as participantes contaram com uma palestra da Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Lorena Brandão, que falou sobre as lutas e conquistas das mulheres ao longo dos anos, e mostrou as estatísticas de denúncias que chegam ao MPT relacionadas a assédio moral e sexual, discriminação, entre outras situações. Segundo a Procuradora, o MPT “investiga muitos casos. Essas são condutas que adoecem as mulheres, ferem a dignidade das trabalhadoras, e atuamos repressivamente investigando esses casos e chamando os infratores para firmar termos de ajustamento de conduta. Caso isso não aconteça, podemos entrar com uma ação contra essas pessoas”, explica.

Além desta, houve palestras sobre saúde da mulher, orientações de como elas devem se cuidar e também direitos das mulheres dentro do ambiente de trabalho. Segundo a coordenadora do CEREST, Silvia Rodrigues, a ideia de promover um momento como esse veio como com o objetivo de não deixar passar em branco uma data tão importante.

No evento também aconteceu a posse da Comissão de Juazeiro do Norte da União Brasileira de Mulheres – UBM. A Presidente, Ângela Maria, que é agente comunitária de saúde há 26 anos, disse que “é um privilégio enorme estar na comissão. Nos meus trabalhos, já acompanhei vários casos de mulheres que foram agredidas fisicamente e psicologicamente. Eu mesmo já passei por isso, e hoje me sinto orgulhosa por ter superado, e me curado. Por ter tido essas experiências, ajudo as mulheres que passam por isso, e a partir de agora vamos encaminhar essas mulheres para os órgãos competentes, para que sejam orientadas e assistidas como devem ser”.

Previjuno realiza confraternização com servidoras em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

O Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Juazeiro do Norte (Previjuno), órgão responsável por gerir a previdência do quadro efetivo de funcionários da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, realizou, na manhã deste dia 08, um coffee break para as servidoras da entidade, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

 A Gestora do Previjuno, Maria das Graças, ressaltou a importância desse dia a todas as mulheres. “Nós decidimos fazer hoje uma homenagem às servidoras, e também a todas de alguns conselhos, porque quando se fala de mulher imaginam apenas uma pessoa delicada, frágil, mas na realidade não é. A mulher é forte, batalhadora, e a cada dia está mostrando sua capacidade no mercado de trabalho, associada as relações com sua família, amigos, conseguindo fazer várias tarefas com determinação”, destaca.

Durante o coffee break, o professor Luiz Severino declamou poesias e cantou músicas dedicadas à mulher, que desconstroem ditados e rimas que as desvaloriza. “Mulher no volante perigo constante, mas isso é mentira eu digo minha gente, pesquisa realizada diz que a mulher na estrada causa menos acidente”. O trecho faz parte de uma música do Padre Alessandro e foi declamada pelo professor que leciona na Escola Modelo Vereador Francisco Barbosa.

Atualmente a maioria dos funcionários do Previjuno são mulheres e, segundo Maria das Graças, profissionais excelentes e detalhistas. Os servidores da entidade são compostos por 14 mulheres e nove homens, totalizando 23 funcionários. De acordo com ela, as homenagens à mulher têm que ser todos os dias.

Coordenação de Comunicação

Prefeitura de Juazeiro do Norte
Informações para imprensa: (88) 3566-1002
E-mail: imprensa@juazeiro.ce.gov.br
Site: www.juazeiro.ce.gov.br

Publicidade

Leia também