Receita Federal fiscaliza perfis de “ostentadores” nas redes sociais para verificar fraudes

A Receita Federal liberou na última quarta-feira, 8, consulta ao lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), incluindo as restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2016.
Mas o que muita gente não sabe é que a Receita Federal vai cruzar informações do IRPF de quem tem o costume de \”ostentar\” nas redes sociais, postando fotos de viagens, carros, lanchas e bebidas, por exemplo.
A intenção é verificar se essas pessoas, que ostentam luxo em seus perfis, estão com problemas na declaração do IRPF. A monitoração das declarações é realizada em uma sala da Receita Federal com segurança máxima. Ao cruzar os dados, os computadores identificam eletronicamente casos suspeitos de fraude, comparando as declarações com as postagens na internet.