Maré destrói calçadão e cais no Centro Histórico de São Luís

Publicidade

O avanço da maré está destruindo o calçadão da Avenida Beira-Mar, no Centro Histórico de São Luís. São séculos de história que estão sendo apagados às margens da Baia de São Marcos. O lugar se tornou Patrimônio da Humanidade, mas acabou esquecido pelo poder público.

Calçadão em São Luís foi feito com pedras brancas e pretas que formavam mosaico inspirado no vai e vem do mar (Foto: Sidney Pereira/TV Mirante)Calçadão foi feito com pedras brancas e pretas vindas de Portugal (Foto: Sidney Pereira/TV Mirante)

Os calceteiros que fizeram o calçadão na década de 80, buscaram em Portugal a inspiração para ornamentar o piso. No entanto, a força das marés arrebentou os mosaicos, inspirados no vai e vem do mar, além de destruir longa extensão da calçada.

estragos atingem também o cais da sagração, muralha de pedra inspirada nas fortalezas medievais europeias. (Foto: Sidney Pereira/TV Mirante)Estragos atingem também o cais da sagração (Foto: Sidney Pereira/TV Mirante)

Os estragos atingem também o cais da sagração, muralha de pedra inspirada nas fortalezas medievais europeias. Erguido em 1841 para celebrar a coroação de Dom Pedro II, na época imperador do Brasil, o monumento está desmoronando.

g1

Publicidade

Leia também