Câmara do Crato homenageia 12 mulheres em sessão solene

Publicidade

As ações de doze mulheres que atuam contra a violência doméstica e de gênero, na promoção da mulher e dos direitos humanos em Crato, foram reconhecidas pela Câmara Municipal em sessão solene na manhã desta terça-feira, data que antecede o Dia Internacional da Mulher.

As homenageadas foram indicadas por vereadores por seus trabalhos na cidade em prol dos direitos das mulheres cratenses. Os parlamentares comentaram os tributos concedidos.

Amadeu de Freias (PT) destacou que a violência contra a mulher precisa ser combatida para que uma sociedade de iguais possa ser construída.

Pedro Lobo (PT) frisou o papel da mulher, vítima dos diversos tipos de violência, como o machismo e o preconceito. Desejou, também, o crescimento da participação feminina no cenário político.

Thiago Esmeraldo (PP) salientou o trabalho que muitas mulheres desempenham em Crato de forma anônima e que contribuem para a melhora de vida de muitas delas.

Emocionado, Maurício Almeida (PDT) relembrou as atuações de mulheres na comunidade do Belmonte, em Crato, notadamente àquelas ligadas à Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel). “Se eu fosse machista, eu seria um sofredor”, disse.

Para a vereadora Vicência Leandro (PMN), o poder de uma mulher está em seu caráter e no coração disponível a ajudar os demais.

Presente à sessão, o delegado Tenório Britto – cuja esposa Ivoneide Antunes Tenório Britto foi uma das mulheres homenageadas – acentuou que muitos infratores voltaram atrás quanto a agressões contra o sexo feminino devido ao trabalho das mulheres no combate à violência.

Homenageadas

A sessão solene foi presidida pela vereadora Ticiana Cândido (PSDB). “Foi uma honra presidir essa sessão. Para nós, mulheres, o dia 8 de março marca não só a comemoração, mas a luta contínua da mulher por reconhecimento de direitos que na nossa região muitas mulheres ainda são muito oprimidas”.

Vicência Leandro (PMN) atuou como secretária. Para ela, “foi uma honra participar da Mesa, ainda mais nesse dia, porque a mulher sempre é uma guerreira, ao lado do companheiro para ajudar no dia a dia de sua família”.

Foram homenageadas pela Câmara:

Mônica Helena de Oliveira França Araripe
Ivoneide Antunes Tenório Britto
Maria do Socorro Brito Ferreira
Maria do Socorro dos Santos Duarte
Maria Delmiro da Silva Inácio
Elisângela Lucas Teixeira
Maria Zilma Correia Moura
Zuleide Fernandes de Queiroz
Joselita Ferreira Araújo
Maria de Lourdes de Brito
Elza Sônia Duarte Alencar
Leontina Feitosa

Confira resumo da sessão desta segunda-feira, 6 de março
A Câmara Municipal do Crato esteve reunida na sétima sessão ordinária, realizada na manhã desta segunda-feira, 6. Acrescidos aos requerimentos dos parlamentares que são solicitações que visam atender aos anseios da população cratense, vereadores apresentaram outras demandas no Pequeno e no Grande expedientes.

Ao usar a Tribuna do Plenário Paulo Bezerra, o memorialista Huberto Cabral apresentou datas históricas como os 193 anos da Confederação do Equador na qual a cidade do Crato teve papel preponderante, bem como os 142 anos do Seminário Diocesano São José a serem completados nesta terça-feira, 7 de março.

Oito vereadores apresentaram informações e demandas no Pequeno Expediente:

Pedro Lobo (PT) – Ressaltou o número de inscritos na Seleção Pública feita pela Prefeitura do Crato para a contratação de professores temporários. Segundo o parlamentar, a alta procura por vagas revela a problemática do emprego que deve ser resolvida pela geração destes.

Roberto Anastácio (PTN) – Citou, novamente, a proposta de empréstimo do prédio do Sesi, desativado háalguns anos, para que o município passe a utilizá-lo como escola modelo em tempo integral. Mais detalhes sobre a proposta podem ser obtidos neste link.

Amadeu de Freitas (PT) – Citou os 30 anos de instalação da Universidade Regional do Cariri (Urca) que serão comemorados a partir das 16 horas desta terça-feira (7) no Salão da Terra, no campus Pimenta, da Urca, em Crato.

Fernando Brasil (PP) – Reivindicou a presença da Secretaria de Infraestrutura do município no distrito Dom Quintino para que analise e faça reparos, especialmente em vias, devido aos estragos causados pelo volume de chuvas.

Vicência (PMN) – Ao citar que teve acesso impedido por Guardas Municipais quando buscava contato com um dos secretários municipais, a vereadora sugeriu que a Mesa Diretora providencie credenciais que identifiquem os parlamentares cratenses, como também reunião com secretários e representantes de órgãos da gestão para tratar de situações como esta.

Renan Almeida (PEN) – Ressaltou o acréscimo de 18 equipes médicas nos PSFs (Postos de Saúde da Família),que passam a contar com 32 equipes na perspectiva de chegar a 40 grupos de trabalhos para atender a população cratense, assim como a contratação, pelo município, de 18 médicos especialistas.

Thiago Esmeraldo (PP) – Tratou sobre as alterações em limites de 128 municípios. Relembrou que acompanha o assunto desde 2013 e pediu que a Câmara buscasse, através do Departamento Jurídico, entrar “com recurso para derrubar a liminar que suspendeu a lei que altera os limites”.

Antônio de Mano (PPL) – Reivindicou o retorno de uma ambulância, doada por uma deputada, para o distrito de Ponta da Serra.

Grande Expediente

No Grande Expediente o vereador Amadeu de Freitas (PT) defendeu a realização de concurso público no município do Crato. Para Amadeu de Freitas, somente o concurso público proporciona serviço público de qualidade.

O parlamentar destacou a necessidade de realização de concurso público para que a PreviCrato – a previdência de regime próprio dos servidores efetivos do Crato – receba novas contribuições.

A Câmara Municipal do Crato volta a se reunir nesta terça-feira, 7, em sessão solene que vai homenagear mulheres que atuam no combate à violência doméstica e de gênero, na promoção das mulheres e na defesa dos direitos humanos em Crato. Clique aqui para conhecer as homenageadas.


Assessoria de Comunicação – Câmara de Vereadores do Crato
Contato: (88) 3523-2749

Mídias Digitais:
* Facebook: https://www.facebook.com/CamaraDoCrato/
* Instagram: https://www.instagram.com/camaradocrato/

Publicidade

Leia também